Homenagem à fundadora do Movimento dos Focolares


16/03/2009 17:25

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo promoverá, em 17/3, às 15 h, no auditório Franco Montoro, solenidade em homenagem a Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, falecida em 14 de março do ano passado. A iniciativa é dos deputados Carlinhos Almeida, Hamilton Pereira, Marcos Martins (todos do PT), Afonso Lobato (PV) e Roberto Morais (PPS).

Fundado em 1943, em Trento, Itália, o movimento religioso Focolares tem como objetivo difundir os valores do cristianismo por meio da promoção de diálogos ecumênicos e interreligiosos.

Atualmente, o movimento atua em 181 países e conta com cerca de 140 mil membros, além de mais de 2 milhões de simpatizantes. No Brasil, chegou há 50 anos, no Recife, pelas mãos de Ginetta Calliari, uma das primeiras companheiras de Chiara. Na área política, o Movimento Político pela Unidade (MPPU), criado por Chiara, em 1996, na Itália, chegou ao país em 2001. Sua proposta é difundir a fraternidade universal como uma categoria fundamental da política.

Por seu trabalho, Chiara " nascida em 1920, em Trento " recebeu diversas homenagens internacionais, como o Prêmio Unesco para a Educação à Paz. No Brasil, foi admitida na Ordem do Cruzeiro do Sul, no grau de Grande Oficial, entre outras honrarias.

O deputado Carlinhos Almeida, que vai presidir a homenagem, tem colaborado para a divulgação do movimento principalmente no meio político.



carlinhos@carlinhos.org

alesp