Cursos profissionalizantes correm risco de extinção na Baixada Santista, afirma Prandi


06/08/2001 16:04

Compartilhar:


Deputada cobra posicionamento do Condesb contra interrupção de cursos profissionalizantes nas escolas públicas da região

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) vem cobrando do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) um posicionamento contrário à interrupção dos cursos profissionalizantes nas escolas estaduais ''Escolástica Rosa'' (Santos) e ''Marechal-do-Ar Eduardo Gomes'' (Guarujá). Em ofício encaminhado ao presidente do órgão e prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, a parlamentar argumenta que a paralisação, ainda que por supostos seis meses, trará prejuízos irreparáveis à região. Paralelamente, Prandi busca o agendamento, com emergência, de uma audiência com a secretária estadual de Educação, Roserley Neubauer.

"A Baixada precisa unir esforços e se mobilizar para garantir a continuidade dos cursos. Mais de mil jovens aguardam a abertura de novas turmas. Não podemos admitir que essas pessoas percam seis meses de suas vidas por questões burocráticas", enfatiza a deputada, que também está pleiteando a discussão da questão junto à Câmara Setorial de Educação do Condesb. "Em duas visitas à região, uma delas inclusive por ocasião de uma audiência realizada pelo Conselho, a secretária Rose garantiu que a ''Escolástica'' seria um dos nove Centros de Educação Profissional do Estado e que caberia ao Condesb decidir as áreas cobertas pelos cursos. Agora, cabe ao órgão unir-se à luta em defesa das duas escolas estaduais da região que oferecem o ensino técnico", frisa Maria Lúcia.

Mesmo sem qualquer anúncio oficial de que novas turmas seriam iniciadas neste semestre, 1.003 jovens procuraram a secretaria da ''Escolástica Rosa'' manifestando interesse nos cursos de Nutrição e Dietética (630), Metalurgia (299), Transporte e Logística (62) e Eletromecânica (12). "Isto demonstra que existe demanda para a abertura dessas classes. Certamente, com a divulgação oficial de matrículas, haverá uma procura ainda maior. Não podemos frustar estas expectativas", afirma Prandi. Com relação à ''Marechal-do-Ar Eduardo Gomes'', a situação é semelhante. Além de mais de uma centena de alunos que estão nos módulos em andamento, existe demanda semelhante pela abertura de uma nova turma do curso de ''Manutenção de Aeronaves''.

"Num momento em que o mercado exige mão-de-obra cada vez mais qualificada, não podemos aceitar que nossa região seja uma vez mais lesada em seus direitos. Não há entrave burocrático que possa ser superior à necessidade das pessoas", argumenta a deputada Prandi, lembrando que é absurdo se paralisar, por exemplo, o curso de ''Manutenção de Aeronaves'' justamente no momento em que se avizinha a implantação de um aeroporto metropolitano.

"Com mais de 20 anos de tradição, a ''Escola da Base'' é uma das duas únicas públicas do país a oferecer esta habilitação. Seus alunos são imediatamente absorvidos pelo mercado e muitos deles trabalham até no exterior, em algumas das maiores empresas internacionais de aviação", finaliza a parlamentar, que há três anos também travou uma intensa luta para garantir a manutenção do curso, que à época já corria risco de extinção.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp