Assembléia apóia Primeiro Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público

Evento conta vai reunir experiências e idéias aplicáveis aos três poderes
07/08/2001 17:21

Compartilhar:


O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou na manhã desta terça-feira, 7 de agosto, da abertura do 1.º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, no Centro de Convenções Rebouças, na Capital, que conta com o apoio da Assembléia Legislativa. Alckmin lembrou frase do ex-governador Mário Covas ao avaliar a importância da comunicação para a democracia e o exercício da cidadania. Covas dizia que "o povo nunca erra", quando os resultados de processos eleitorais causam surpresa. Segundo o ex-governador, falta, às vezes, informação aos eleitores nas decisões sobre o voto.

Alckmin defendeu a informação com qualidade e acessível a todos, além da abertura de canais que possibilitem a interação dos governantes com a população. "A informação é instrumento para a formação de um juízo de valor por parte da opinião pública", disse o governador. De acordo com ele, tornar públicas as ações dos governos é uma atitude de prestação de contas, não de publicidade. Ressalvou, entretanto, o risco de exacerbação de promoções pessoais. "Tem de se buscar a razoabilidade na questão da comunicação."

O Congresso acontece nos dias 7 e 8 de agosto e pretende reunir experiências e idéias aplicáveis aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento é dirigido aos profissionais que atuam em Assessoria de Imprensa, Comunicação, Relações Públicas, Publicidade, Marketing e Recursos Humanos.

O presidente Walter Feldman vai participar, nesta quarta-feira, 8 de agosto, das 15h50 às 16h50, da Conferência de Encerramento do encontro, que trata do tema Uma nova proposta para o Serviço Público - Um novo modelo de Comunicação, a ser desenvolvido pelo antropólogo e professor da Universidade de Indiana (EUA). Feldman vai apresentar a proposta de criação da academia do Parlamento, que tem o objetivo principal de qualificar o funcionário da Casa.

alesp