Cartilhas poderão reforçar a campanha de doação de leite materno


14/11/2006 17:01

Compartilhar:


A importância do leite materno para a saúde da criança é de conhecimento de todos, mas a doação de leite materno ainda não é suficiente para abastecer os bancos de leite das maternidades, diante da grande demanda existente.

Em São Paulo, são coletados, em média, 1,5 mil litros de leite materno por mês. Embora impressionante, esse volume precisaria ser dobrado para poder atender a todos os recém-nascidos que necessitam de leite materno e cuja vida corre risco.

Para reforçar a doação de leite materno, o deputado Valdomiro Lopes (PSB) apresentou projeto de lei que cria campanha de estímulo, através da distribuição gratuita, em todas as maternidades, de uma cartilha escrita em linguagem simples mostrando às mães que estão amamentando a importância de doar um pouco de seu leite.

Segundo a justificativa do projeto de lei (PL 671/06), a proposta visa proteger a saúde de inúmeros recém-nascidos que, por um motivo ou outro, não estão sendo amamentados por suas mães. Valdomiro Lopes explicou também que a doação tem efeitos benéficos para a doadora, entre eles a diminuição do risco de câncer e de osteoporose.

Para Lopes, se a proposta for aprovada, o esclarecimento das mães lactantes deve levar ao atendimento da demanda de leite materno no Estado de São Paulo.

alesp