PUC integra projeto de amparo à mulher vítima de violência


26/09/2003 17:56

Compartilhar:


Da assessoria da deputadoa Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) defendeu nesta sexta-feira, 26/9, que a médica Cibele Issac Saad Rodrigues, diretora da PUC Sorocaba, integre o protocolo de intenções firmado entre prefeitura, Conjunto Hospitalar, polícias e o CIM (Centro de Integração da Mulher) para realizar o atendimento de maneira conjunta e no mesmo local.

Amary fez a reivindicação depois que o médico César De Laurentiz, diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba, chamou os representantes das instituições para assinar o protocolo e não incluiu a PUC. "Não tenho procuração para defender a PUC, mas acho fundamental que a instituição participe, porque ela faz um trabalho exemplar dentro da proposta que se coloca aqui".

A parlamentar destacou que o documento assinado na sexta-feira repete o protocolo do qual ela própria participou como presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, em 26 de novembro de 2001. No qual a PUC esteve representada ao lado da Prefeitura, do Conjunto Hospitalar, das polícias, do Conselho da Mulher, Fundo Social e do CIM.

A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante o 1º Encontro Regional sobre a Violência Sexual e o Impacto à Saúde, que ocorreu no prédio do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC, campus de Sorocaba. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, representantes de diversos segmentos ligados à área de saúde da mulher e à área de segurança, durante todo o dia.

Além das reivindicações, a deputada divulgou projeto de lei apresentado por ela à Assembléia Legislativa, segundo o qual se concentra em um único local o atendimento à mulher vítima de violência sexual. Pela proposta, os hospitais são obrigados a prestar às vítimas a assistência médico-emergencial e médico-legal, além de realizar a perícia do IML e elaborar o boletim de ocorrência.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp