Região de Bauru recebe R$ 4,3 milhões do Estado para ações sociais


26/01/2004 16:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Acompanhado pelo deputado Pedro Tobias (PSDB), o secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Ernesto Vega Senise, esteve na última quarta-feira, 21/1, no município de Pederneiras, onde assinou 44 convênios com prefeituras e entidades sociais da região de Bauru.

De acordo com o deputado Pedro Tobias, os convênios de apoio técnico e financeiro garantem o custeio de projetos no valor total de R$ 4,3 milhões e devem beneficiar cerca de 6 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, idosos, migrantes, população de rua e pessoas portadoras de deficiência.

O processo de descentralização das decisões começou a ser colocado em prática neste mês e faz parte do plano do governo de dar aos municípios autonomia para decidir suas prioridades. A idéia do governo Geraldo Alckmin (PSDB) é instituir um convênio social único. Com a democratização da aplicação das verbas sociais, proposta pelo governo do Estado, cada município irá decidir, a partir de agora, onde investir o dinheiro dentro da assistência social. "A idéia é passar para os municípios o poder de montar o seu próprio programa de desenvolvimento social", explicou Senise durante a cerimônia.

Antes de o secretário-adjunto detalhar, aos prefeitos e gestores municipais da área social presentes, as novas regras do convênio, o prefeito anfitrião, Rubens Cury; o prefeito de Lençóis Paulista, José Antônio Marise; e o deputado estadual Pedro Tobias falaram sobre a nova proposta do Governo do Estado. Eles elogiaram a iniciativa.

O deputado Pedro Tobias elogiou a sensibilidade social do governador Geraldo Alckmin, que, na opinião do parlamentar tucano, não faz nenhuma interferência política-partidária no repasse de recursos. "O nosso governador está liberando recursos para os 41 municípios da região de Bauru, independentemente da sigla partidária do prefeito. Ao contrário do governo federal, que liberou dinheiro para apenas dois municípios de nossa região, ambos administrados pelo PT", alfinetou.

Pedro Tobias também fez comentários sobre as realizações do governo Alckmin na região. Destacou o Hospital Estadual de Bauru, mantido apenas com recursos do Estado.

O deputado aproveitou para criticar a falta de emprego no País e classificou como "humilhante" a prática de entrega de cestas básicas às famílias mais carentes. Na opinião do deputado, trata-se de uma medida paliativa, que não resolve o problema social. "Precisamos de trabalho", afirmou.

Após uma breve explicação aos prefeitos sobre a nova proposta da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Ernesto Senise e o prefeito de Lençóis Paulista, José Antonio Marise, protagonizaram um ato simbólico de assinatura dos 44 convênios.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp