Comissão aprova inclusão de festival de teatro em calendário turístico


19/03/2008 19:58

Compartilhar:


A Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa aprovou na 5ª feira, 13/3, o Projeto de Lei 456, de 22 de maio de 2007, de autoria da deputada Haifa Madi (PDT), que pede a inclusão do Festival Santista de Teatro Amador no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A expectativa é de que, em 15 dias, ocorra a sanção por parte do governador José Serra.

Haifa Madi acredita que este é o evento cultural mais tradicional e importante da Baixada Santista, que há 50 anos mobiliza todo o movimento de teatro da região. "Parabenizo a Associação dos Artistas do Litoral Paulista e a Comissão Organizadora do Festa 50 pelo trabalho que desenvolvem no fomento da cultura em nossa região", disse a deputada. "Espero que consigamos futuramente garantir uma verba própria para o Festival".

Para Miriam Vieira, presidente da Comissão Organizadora Festa 50 anos, ao integrar o calendário oficial "o evento se reveste num bem cultural, cujo valor é um patrimônio artístico nacional". Segundo ela, "a Lei permite proteger, resgatar e integrar essa memória à identidade dos cidadãos e de um novo tempo".

Considerado o mais antigo evento do gênero em atividade no Brasil, o festival é o marco divisor na história cultural da cidade, do estado e do país. Com ele nascia, em 1958, o moderno teatro brasileiro. Por ele, lançaram-se grandes e inúmeros talentos para as Artes Cênicas. Mais: sua ação definiu rumos a uma nova dramaturgia e a novas estéticas. O Festa 50 será realizado de 1º a 15 de setembro, em Santos, com o objetivo de estimular a produção teatral da região e desenvolver uma visão crítica e seletiva do fazer teatral. A Mostra Competitiva 2008 tem como foco "50 Anos do Festival Santista de Teatro Amador".

hmadi@al.sp.gov.br

alesp