Da Tribuna


17/11/2008 20:08

Compartilhar:


Homenagem na chuva

Carlos Giannazi (PSOL) falou de trabalho pedagógico, na EE Érico de Abreu Sodré, na capital, em homenagem à Semana da Consciência Negra, que visava valorizar a cultura africana e o combate ao racismo. Mas o deputado reclamou que o evento, na quadra da escola recém-coberta pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE), ocorreu sob chuva, pois a obra foi mal projetada e, além do mais, não foi feita reforma no piso nem foram fornecidos equipamentos como cestas para basquete. Por esses motivos, Giannazi lembrou que pediu a CPI da Educação para investigar denúncias de superfaturamento e corrupção envolvendo a FDE. (MF)



Lista da morte

A revista IstoÉ publicou a matéria Na mira do PCC, que mostra a premeditação do grupo criminoso para assassinar policiais, detectada por grampos telefônicos da Secretaria de Segurança Pública, informou Olímpio Gomes (PV), que citou casos de assassinatos de policiais que estavam nessa "lista da morte", sem que se tomasse qualquer ação preventiva. O deputado manifestou esperança de que, com a divulgação da denúncia por revista de circulação nacional, o governo Serra pare de esconder os fatos e de se omitir, pois "não pode fechar os olhos a esses crimes contra os escudos da sociedade, os policiais". (MF)



Estágios ameaçados

A preocupação de entidade que congrega 22 associações ligadas à profissionalização de jovens na região de Presidente Prudente com a Portaria 615/2007, do Ministério do Trabalho e Emprego, foi citada por José Bittencourt (PDT). Essa norma está gerando muitas dúvidas nas empresas, o que compromete o trabalho dessas entidades, pois determina que a jornada deve ser de três dias por semana, ficando os outros dois dias para aprendizagem teórica, o que inviabilizaria o aproveitamento de estagiários e aprendizes. Bittencourt anunciou que fará moção ao ministro do Trabalho apelando por revisão na portaria. (MF)



Agradecimentos gerais

A importância para o trabalho parlamentar de audiências concedidas por responsáveis pelos órgãos de governo, sejam estaduais ou municipais, foi ressaltada por João Barbosa (DEM), que agradeceu a Vagner Pazotti, diretor do Contru, por recebê-lo na manhã de 17/11, sem que tenha marcado previamente o encontro. O deputado agradeceu ainda a disponibilidade dos subprefeitos da Mooca e da Lapa. (MF)



Depredação nas escolas

A depredação ocorrida na EE Amadeu Amaral, na capital, foi comentada por Carlos Giannazi (PSOL), que disse que fatos semelhantes ocorrem, ainda que em menor escala, diariamente na rede pública de ensino. Ele disse que o programa Escola de Tempo Integral é uma farsa, pois os alunos chegam a ficar oito horas na escola sem atividades, por conta da falta de funcionários de apoio e professores. Disse também a proposta de dois professores por sala não existe, pois na verdade são estagiários que são contratados. "Depois, o governo tenta criminalizar ou o professor ou os alunos, quando o problema é a política educacional", finalizou. (MF)



Fluxo de carreira

O deputado Olimpio Gomes (PV) falou sobre a provável votação do Projeto de Lei Complementar 58/2008, do Executivo, que dispõe sobre a criação e extinção de postos e graduações nos Quadros de Oficiais e de Praças da Polícia Militar do Estado. O deputado apelou aos representantes das associações dos policias que acompanhem a votação da matéria que, conforme ele, deve ocorrer nesta terça-feira, 18/11, para que não aconteçam "injustiças". O deputado Roberto Engler (PSDB) foi designado pela Presidência da Assembléia relator especial pela CFO para emitir o parecer ao PLC, que recebeu quatro emendas de parlamentares, inclusive de Olimpio. (LP)



Educação em cheque

Carlos Giannazi (PSOL) comentou visita que fez à Emei Fernando Camargo Soares e à Emef Célia Regina Lekevicius Consolin, ambas na zona norte da cidade. Conforme o parlamentar, a unificação das escolas resultou na extinção de metade das vagas da Emei, "prejudicando as crianças que precisam estudar em tempo integral". Caso o Executivo municipal não adote as medidas necessárias, Giannazi pretende encaminhar denúncia ao Ministério Público Estadual questionando a ação da prefeitura. (LP)

alesp