Falta transparência nos dados da Sabesp


24/03/2011 18:47

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) enviou requerimento ao governador Geraldo Alckmin esta semana, quando se comemora o Dia Mundial da Água, pedindo que seja promovida padronização e transparência nos dados da empresa de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) disponibilizados na internet. A Sabesp é uma empresa importante que opera em 364 cidades, mas está pecando no quesito transparência e uniformidade dos dados", disse o deputado.

Segundo ele, com a falta de padronização, a empresa dificulta a fiscalização e o acompanhamento por parte da população dos serviços prestados. A empresa, por exemplo, fornece amplos dados sobre Francisco Morato - índices de coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água e redes coletoras, entre muitos outros -, enquanto sobre Barueri constam apenas informações sobre a quantidade de ligações, a extensão da rede de distribuição e reservatórios.

Para muitos municípios, explica o deputado, as informações sequer tratam dos serviços afetos à coleta e tratamento de esgoto, restringindo-se às ligações da rede de abastecimento de água, casos de Ferraz de Vasconcelos, Jandira, Rio Grande da Serra, Vargem Grande Paulista e Taubaté. Para o deputado, é fundamental que os dados sejam padronizados para permitir maior fiscalização por parte da população.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp