Sindicato realiza ato de desagravo a agentes penitenciários


07/07/2006 17:41

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) participou na quinta-feira, 6/7, em São Paulo, de ato de desagravo a agentes penitenciários realizado na sede do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) contra a atual conjuntura da segurança pública paulista, em especial do sistema penitenciário.

Hamilton Pereira assumiu o compromisso de requerer à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa a realização de uma audiência pública no próximo dia 13/7, para a qual serão convidados representantes dos trabalhadores e secretários de Estado.

Participaram também do ato representantes da Pastoral Carcerária da CNBB, da OAB e do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Foi discutida a situação de insegurança a que estão submetidos os agentes penitenciários, vítimas de constantes ameaças e de extermínio em diversas cidades, inclusive Sorocaba, por ação do crime organizado.

Somente em maio nove agentes penitenciários foram assassinados. Com a retomada dos ataques no final de junho, 13 mortes foram contabilizadas e um servidor foi ferido gravemente. Nesta sexta-feira, 7/7, um diretor do Sifuspesp foi executado em casa.

A formação de um grupo de trabalho na Assembléia Legislativa para elaboração de proposituras que objetivem melhorias no sistema prisional foi outro compromisso assumido pelo deputado durante a manifestação. Hamilton Pereira é autor do Projeto de Lei 405/01, que institui o Programa de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp