Deputada defende inclusão de peixe na merenda escolar


10/02/2004 15:46

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A inclusão do pescado na merenda escolar da rede pública estadual - a exemplo da bem-sucedida experiência no Vale do Ribeira - está sendo reproposta pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), em indicação ao governador Geraldo Alckmin. Em julho do ano passado, a parlamentar havia feito a sugestão aos secretários estaduais de Educação e de Agricultura.

"Passados quase oito meses, estou buscando informações sobre o que foi feito e, ao mesmo tempo, levando a proposta diretamente ao governador", destaca a deputada. Para a parlamentar, a adoção da medida tem pelo menos três pontos altamente favoráveis: o alto valor nutricional do pescado; a viabilidade de produção em larga escala, já que o Estado tem enorme potencial hídrico; e a geração de empregos e renda.

"A inclusão do pescado na merenda é fundamental para uma mudança no hábito alimentar da população brasileira, que tem consumo do produto quase 50% menor que o recomendado pela FAO", enfatiza Maria Lúcia.

Experiência no Vale do Ribeira

Cerca de 40 mil refeições à base de tilápia são distribuídas semanalmente aos estudantes de sete cidades do Vale do Ribeira: Registro, Cajati, Pariquera-Açu, Juquiá, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Tapiraí. O espelho d'água destinado à criação dos peixes já soma 3 milhões de metros quadrados na região, o equivalente a 300 campos de futebol.

Os tanques se espalham por 52 pequenas propriedades integrantes da Cooperativa dos Aqüicultores do Vale (Cooperpeixe), cuja atividade gerou 200 empregos diretos. Além das cidades onde o peixe é produzido, também Cananéia lucra com a experiência. O município é sede da usina que faz o beneficiamento das 24 toneladas de pescado destinadas à merenda escolar.

Maria Lúcia lembra que a iniciativa vai ao encontro das propostas do governo federal para o setor. A meta da Secretaria Nacional de Pesca e Aqüicultura é ampliar a atual produção brasileira de 985 mil toneladas anuais (o equivalente a 0,5% da produção mundial de pescados) para 1, 5 milhão de toneladas ainda este ano, gerando 500 mil empregos em todo o país. Para isso, já foram liberados R$ 2,3 bilhões em incentivos para o setor pesqueiro. Até 2006, o consumo per capita brasileiro deve passar dos atuais sete quilos anuais para 12 quilos.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp