NOTAS DE PLENÁRIO


01/04/2005 17:30

Compartilhar:


Saúde em dificuldades

"Não é preciso ser médico para entender a gravidade do problema!", disse o deputado Palmiro Mennucci (PPS), sobre a saúde pública. O deputado lembrou que, há pouco tempo, a população de São Paulo se comoveu com o caso de três irmãs de classe média com problemas nos rins, que tiveram que escolher qual receberia o rim doado pela mãe. A escolhida passa bem e as irmãs esperam rins de doadores. Segundo Menucci, 90% do sistema de atendimento ao paciente é financiado pelo sistema público de São Paulo, 20% dos centros de hemodiálise são estatais e 80% são privados, conveniados com o Estado, mas passam por dificuldades. Segundo ele, os funcionários não recebem salários há muito tempo, e alguns ainda não receberam nem o décimo terceiro. "Fornecedores, por falta de pagamento, não entregam materiais! Faço um apelo para que os órgãos competentes tomem conta disso. Amanhã poderá ser um de nós. Não temos direito de brincar com a saúde da população brasileira!", declarou.

Comunidade libanesa

O deputado Simão Pedro (PT) homenageou a comunidade libanesa pelos 125 anos da sua imigração. A data, que foi celebrada nesta quinta-feira, 31/3, no Clube Sírio-Libanês, teve a presença de diversas autoridades, inclusive o presidente Lula. O parlamentar parabenizou a ação do presidente, repleta ações de solidariedade e de gestos concretos de aproximação com o Líbano, como a visita oficial àquele país. A segunda, pois a primeira e última visita brasileira ao Líbano foi a de D. Pedro II, no século XIX. "O povo libanês é um povo de coragem, garra, que vem reconstruindo seu país e ainda sofre agressões. Há dois milhões de libaneses em São Paulo". Simão Pedro disse esperar que as relações comerciais e culturais entre os dois países se fortaleçam cada vez mais.

Dia da mentira

O deputado Renato Simões (PT), afirmou que durante a campanha eleitoral o prefeito de São Paulo, José Serra, comprometeu-se a não desarticular as políticas de transporte público na cidade implantadas por sua antecessora, Marta Suplicy. "Não é, porém, o que estamos vendo acontecer", disse Simões, relatando manifestação na Praça Ramos, de que participou, em que os manifestantes entregaram uma carta aberta à população pedindo atenção ao transporte público. Para o deputado, com o prefeito Serra o transporte tornou-se mais caro e foi diminuída a frota de ônibus. "Hoje, dia da mentira, 1º de abril, os tucanos devem prestar contas das mentiras contadas à população durante a campanha", disse Simões.

alesp