Opinião - Despoluição do rio Paraíba pode ser comemorada no Dia Mundial da Água


24/03/2010 17:36

Compartilhar:


O Dia Mundial da Água foi instituído, pela ONU, em 22 de março de 1992, com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema. Na mesma data foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Há muitos problemas relacionados, mas esse também é um dia para ser lembrado por iniciativas positivas, que venham a contribuir efetivamente para a conservação desse bem que é finito.

Trata-se, neste caso, de um fato que nos alegra e nos deixa muito orgulhosos por termos participado da luta por sua implantação. Trata-se da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Taubaté e Tremembé, ocorrida no início deste mês.

O fato é muito animador, pois vai reduzir a zero o esgoto, que, anteriormente, era jogado in natura no rio Paraíba do Sul. Isso significa 25% a menos no índice de poluição de toda a bacia hidrográfica do rio.

O impacto positivo para as populações das cidades rio abaixo será muito grande, proporcionando ganhos significativos à saúde e bem estar da comunidade local e do meio ambiente.

O artigo 2º da Declaração Mundial dos Direitos da Água a define como a seiva do nosso planeta, essencial para que haja vida, vegetal, animal e humana. O rio Paraíba é nossa veia mais importante e as águas que nele correm fazem pulsar a vida para cerca de 8 milhões de pessoas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), só 0,007% da água disponível do mundo é potável: 97% da água está no mar, sendo imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo e 1,24% está escondida no interior do planeta.

Um bilhão de pessoas do mundo tem acesso a fontes de águas melhoradas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico. A falta de abastecimento de água potável é responsável por 80% das mortes nos países em desenvolvimento.

A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Sua utilização deve ser feita com bom senso, de forma a não esgotar ou deteriorar a qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Os problemas relacionados à água, na maioria das vezes, tem mais a ver com a má administração dos recursos existentes do que propriamente com a escassez natural.

Por isso, adotar medidas simples pode ajudar, como por exemplos: escovar os dentes com a torneira fechada, o que economiza até 80 litros de água, fechar a torneira na hora de lavar a louça, o que resulta em economia de 100 litros de água. Da mesma forma, se o carro for lavado usando-se um balde, economiza-se até 560 litros de água. No caso de lavar a calçada utilizando-se um balde, economiza-se 280 litros de água, o equivalente a quinze minutos de esguicho, embora o melhor mesmo seja usar uma vassoura.



* Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp