Orquestra de Câmara da Unesp enche de música o Palácio 9 de Julho

Na apresentação desta terça-feira foram executadas peças de música moderna (com fotos)
13/08/2002 14:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Como acontece toda segunda terça-feira do mês, a Orquestra de Câmara da Unesp ocupou o Hall Monumental do Palácio 9 de Julho para apresentar o concerto Retratos da Música Moderna. Segundo o diretor artístico da orquestra, maestro Carlos Kaminski, "as manifestações modernistas na música européia e brasileira objetivam romper com as tradições acadêmicas à procura de uma linguagem totalmente nacionalista, utilizando processos composicionais que revelam influências dos diversos períodos da história da cultura ocidental".

Nas peças desse período, percebe-se claramente o resgate de uma tradição musical mais voltada para o popular e o folclórico, como acontece na composição Sina de Cantador, de Edmundo Villani-Côrtes, interpretada pela soprano Martha Herr, em que o autor revela seu próprio destino de artista, representante de todo um cenário de música moderna no Brasil.

Peças de outros dois brasileiros também foram escolhidas para esta apresentação. A Bachiana nº 5, de Villa-Lobos, que segundo o regente do dia, maestro Abel Rocha, "é a composição brasileira mais conhecida e executada internacionalmente", e os Cinco poemas de Alice, de Mozart Camargo Guarnieri, que já regeu a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP). Ambas foram interpretadas pela soprano Martha Herr.

De compositores europeus, foram executadas as Danças e Árias Antigas, do italiano Ottorino Respighi, em que o autor descreve melodias modais renascentistas e gregorianas com uma linguagem renovada, e o Saint Paul''s Suite, do inglês Gustv Holst, em que se utilizam linhas melódicas tradicionais da canção folclórica inglesa e uma rítmica possante com forte estilística neoclássica.

A próxima apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp, cuja temática será Compositores latino-americanos, acontece no dia 10 de setembro, às 12h, no Hall Monumental da Assembléia.

alesp