Dia do Cônsul é comemorado em ato solene


06/08/2002 12:30

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A nova ordem mundial, suas características e vicissitudes, e as conseqüentes mudanças nas atribuições do cônsul em todo o mundo, foram marcas nos discursos das autoridades presentes ao ato solene em comemoração à data nacional do Dia do Cônsul, nesta terça-feira, 6/8, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

Falecido recentemente, Italo Baggio, presidente da Associação dos Cônsules Honorários do Brasil (Aconbrás), foi homenageado com um minuto de silêncio e lembrado por sua importância e representatividade.

O deputado Salvador Khuriyeh, além de parabenizar os cônsules presentes pela data, foi o porta-voz da demanda da classe pela regulamentação do uso de placas oficiais, no sentido de permitir maior agilidade no cumprimento de suas funções. Para ele, a Assembléia deve se comprometer na luta pela resolução do problema.

O atual presidente da Aconbrás e cônsul honorário de Chipre, César Aguiar, salientou a grande responsabilidade que os mais de 45 mil cônsules honorários em todo o mundo têm na grande batalha imposta pela nova ordem mundial, inclusive no combate ao terrorismo. Em seguida, entregou medalha homenageando o presidente da Assembléia, Walter Feldman.

Para o presidente da Sociedade Consular de São Paulo e cônsul geral da Espanha, José Antonio Gil, as atribuições dos cônsules estão em constante mutação de acordo com as modificações do mundo. "Hoje, mais do que nunca, os interesses mais diversos de toda a sociedade tendem a se projetar além das fronteiras nacionais e este é o contexto em que os cônsules têm que trabalhar", afirmou.

Finalmente, o deputado Walter Feldman cumprimentou o deputado Salvador Khuriyeh por representar a classe dos cônsules e aproximá-la do poder legislativo. Reiterou a necessidade de enfrentar o problema das placas e disse que a Assembléia participará desta resolução. Considerou, também, como no mundo moderno não há mais fronteiras e as diferenças não são conflitivas, mas se somam, se houver paciência e tolerância, e concluiu: "Ainda nos indignamos com a miséria e as disparidades sociais, mas hoje podemos absorver muito mais as experiências positivas de outros países, e nesse sentido a figura do cônsul tem muito a contribuir".

alesp