Projeto de lei propõe instituição do Dia da Soroptimista


28/06/2002 15:56

Compartilhar:


Khuriyeh apóia trabalho das soroptimistas, que tem por função

servir à comunidade e lutar pela melhoria das condições da mulher

DA ASSESSORIA

Pouco conhecido da população em geral, o soroptimismo recebeu atenção do deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo através de um projeto de lei que institui o Dia da Soroptimista, a ser comemorado anualmente, em âmbito estadual, no dia 10 de dezembro.

O soroptimismo é um movimento dinâmico, com visão projetiva para a excelência no servir, valendo-se da contribuição intelectual e profissional de suas sócias e procurando atingir metas definidas, baseadas em pesquisas realizadas em todo o mundo. O Soroptimist Internacional é a sua organização voltada a mulheres administradoras de seus negócios, além de profissionais que trabalhem em projetos e serviços de promoção dos direitos humanos e condição da mulher.

Dentro desses preceitos, a soroptimista tem por objetivo servir à comunidade, lutar pela melhoria da condição da mulher, proporcionar condições de progresso e desenvolvimento, obtendo das entidades governamentais o cumprimento de suas atribuições e ajudando as não governamentais em suas metas e reivindicações.

O primeiro clube foi fundado em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos, em 3 de outubro de 1921. Desde então, vem se espalhando pelo mundo. A organização está dividida em quatro federações, sendo que a região do Brasil é uma das 29 regionalidades que compõem a maior delas - a Soroptmist International of the Americas, que abrange 18 países.

No Brasil, o soroptimismo chegou por iniciativa da dra. Bertha Maria Júlia Lutz, em 1947. Presidido atualmente por Eny da Rocha, o clube de São Paulo, criado em 7 de julho de 1953, é o mais antigo em atividade. No mundo todo existe um contingente de mais de 100 mil mulheres, com representações em 114 países.

alesp