Frente quer combater violência contra a mulher


01/10/2003 15:58

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Foi instalada no dia 26/9, no Sesc de Santos, a Frente Regional para Enfrentamento da Violência contra a Mulher, uma iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi (PT). Parlamentares e mais de 20 entidades participaram do evento. A deputada defende punição mais severa para os agressores, bem como a instalação de serviços de atendimento a eles. "A punição deve trazer em seu bojo a recuperação do indivíduo", explicou.

Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Na Baixada Santista, números apresentados pela delegada Elizabeth Lins Barreto revelam que as Delegacias da Mulher instaladas em seis municípios (Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga e Praia Grande) registraram, de janeiro a julho deste ano, 20 homicídios e nove tentativas, além de 2.931 casos de lesão corporal dolosa e 69 estupros.

Apesar de significativos, sabe-se que os números são subestimados, porque muitas mulheres não registram queixa; há também casos absorvidos por órgãos da prefeitura. Segundo a parlamentar, os números seriam ainda mais altos se as Delegacias da Mulher funcionassem 24 horas - elas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h. "A violência não tem hora para acontecer", testemunhou Vera Lúcia Oscar Alves da Silva, coordenadora do Fórum de Mulheres de Santos.

A advogada titular da Casa da Cultura da Mulher Negra, Tatiana Ferreira Evangelista Santos, apresentou um documento com depoimentos contundentes sobre casos de violência física e psicológica, quase sempre envolvendo também o racismo. A assistente social Gisela Ione dos Santos, coordenadora de Assistência e Proteção Social do Adulto e do Idoso, informou que a prefeitura possui um Disque-Denúncia (0800-8880090 BIP 4381366) e destacou que 80% dos casos registrados têm relação com álcool, droga e distúrbio mental.

Também compuseram a mesa de debates os vereadores petistas Ademir Pestana (Santos), Onira Bettioli (Peruíbe) e Rosemeri de França Abreu Santos (Cubatão).

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp