Deputada cobra explicações do governo do Estado


10/03/2005 16:27

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do Governo do Estado explicações sobre os motivos do atraso de mais de dois anos para entrega da duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Em visita ao Litoral Sul, a parlamentar constatou que o "gargalo" está no trecho de oito e meio quilômetros, entre o Balneário Gaivota, em Itanhaém, e a entrada principal de Peruíbe.

"Por incrível que pareça, não há nem vestígios da obra que deveria estar concluída em dezembro de 2002", afirma a deputada. Ela afirma que os motoristas estão expostos a grandes riscos. "Há desníveis de até vinte centímetros no acostamento, a pista está em péssimo estado e a sinalização é precária", adverte.

Na avaliação da parlamentar, as inaceitáveis condições de tráfego transformam a estrada em verdadeira armadilha, principalmente em dias de chuva. "Nos 120 quilômetros da Manoel da Nóbrega, considero aquele trecho o mais perigoso. A retomada das obras deve ser assegurada o mais rapidamente possível", reivindica Prandi.

A parlamentar recorda que, após muita luta da comunidade, a duplicação do trecho Itanhaém-Peruíbe, formalmente prometido desde a campanha eleitoral de 1998, teve início em agosto de 2001. Na época, já estavam definidas as três empreiteiras " Better, Conter e Souza Galasso " responsáveis pela realização dos serviços. Os 21,6 quilômetros de pista custariam R$ 37,7 milhões.

"O prazo de execução era de 18 meses. A data, dezembro de 2002, coincidiria com a entrega da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. O que temíamos aconteceu. Hoje temos uma sobrecarga de trânsito em toda a região, sem que tenham sido executadas obras indispensáveis à fluidez do tráfego", reclama.

Mais ainda: segundo Prandi, em julho de 2001 também foi anunciado que em novembro daquele ano estaria concluído o projeto executivo da última fase da duplicação, entre Peruíbe e Miracatu, até o entroncamento com a Régis Bittencourt. "Falta seriedade no cumprimento dos compromissos. Posteriormente, a licitação do projeto foi anunciada para 2003. Estou cobrando do Governo do Estado para saber se o prometido foi feito e qual a data de início dos serviços".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp