Conselho pela Cultura da Paz quer intensificar suas ações no Legislativo


05/08/2004 20:17

Compartilhar:


Representantes do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz) entregaram nesta quinta-feira, 5/8, ao Acervo Histórico e à Divisão de Rádio e TV da Assembléia Legislativa imagens digitalizadas do Hiroshima Peace Memorial Museum, como forma de relembrar os bombardeios americanos contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, no final da Segunda Guerra.

O Conselho pretende intensificar suas ações no Legislativo de forma a ampliar a participação dos funcionários da Casa nas atividades realizadas pelo Conpaz. Segundo a conselheira Malu Gandra, o Conpaz realiza sessões de cinema no auditório do Instituto do Legislativo Paulista e promove encontros inter-religiosos às quartas. "Além disso, temos, a exemplo do Legislativo, as comissões temáticas de educação, meio ambiente, comunicação, política e lógica, direitos humanos e a inter-religiosa", apontou Malu, destacando que o Conpaz pretende estreitar o intercâmbio entre essas comissões e as permanentes da Assembléia.

Instituído pela Resolução 829 de 2002, o Conselho conta com a participação de 36 organizações civis e de 23 deputados estaduais dos vários partidos com assento no Parlamento paulista.

Primeiro-secretário da Assembléia na época em que foi publicada a resolução que criou o Conpaz, o deputado Hamilton Pereira (PT) acompanhou a entrega das imagens e tem participado ativamente das reuniões do conselho.

Desarmamento

Com vistas ao plebiscito de 2005 - sobre a manutenção ou não do comércio de armas - , o Conpaz passa a investir com maior vigor no tema do desarmamento e realiza na próxima quarta-feira, 11/8, a partir das 19 horas, no Plenário Tiradentes, palestra de Denis Mizne, do Instituto Sou da Paz, sobre o tema. Em setembro, o Conpaz deve realizar, em conjunto com as Comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos da Casa, audiência pública sobre o mesmo assunto.

De acordo com a conselheira Elisabete Santana, a doação das imagens também reforça a temática do desarmamento. "Os efeitos da bomba nas cidades japonesas mostra como as armas podem ser nocivas à preservação da humanidade."

Malu Gandra destacou que repensar o desarmamento mundial é garantir a preservação da espécie humana no planeta.

alesp