Embaixador de Moçambique visita Assembléia


29/08/2002 14:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Amadeu Paulo da Conceição, embaixador da República de Moçambique, visitou a Assembléia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 28/8. No encontro com o presidente da Casa, Amadeu Paulo ressaltou o esforço que seu país tem feito para reerguer uma economia devastada pela guerra civil, que só terminou em 1992. A busca de parcerias internacionais que possam resultar em transferência de tecnologia e desenvolvimento para um país que ainda depende da ajuda externa para atender as necessidades básicas da população é o esforço que a diplomacia moçambicana vem realizando.

Segundo o embaixador, Moçambique ainda tem mais de 60% de sua receita oriunda de programas internacionais de ajuda humanitária. "Nosso objetivo é crescer com autonomia", afirmou Amadeu. A visita a São Paulo teve o objetivo de estabelecer parcerias com ênfase nas áreas dos agronegócios e do turismo.

Nome: República de Moçambique

Data da Independência: 25 de Junho de 1975

Chefe do Estado: Joaquim Alberto Chissano

Sistema político: Multipartidário (Constituição de 1990 )

Assembleia da República: 250 lugares (2ªs eleições gerais de 1999 )

Localização: Moçambique é localizado estrategicamente na costa oriental de África Austral, e é a porta de entrada para 6 países do interior

Area: 799 390 km2 (13 000 km2 de águas interiores)

População: 17.242.240 (Ano: 2000 - Fonte: INE ) Clima: sub-tropical até tropical (de sul para norte)

Capital: Cidade de Maputo (estatuto de província)

Províncias: Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Zambezia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo

Línguas: Português (oficial) 13 línguas principais (Emakhuwa, Xitsonga, Ciyao, Cisena, Cishona, Echuwabo, Cinyanja, Xironga, Shimaconde, Cinyungue, Cicopi, Bitonga, Kiswahili) Inglês (ensinado na Escola Secundária)

Religiões: Tradicional africana, cristã (católica e protestante), islâmica, hindu

Recursos naturais: Energia hidrelétrica, gás, carvão, minerais, madeiras, terra agrícola

Exportações principais: Camarão, algodão, caju, açúcar, chá, copra

Moeda: Metical (MT)

Câmbio: US$1= 23.871,00 MT (Fonte Banco de Moçambique 27/02/2002)

PIB per capita: US$ 236.9 (1998)

PIB crescimento: 9% (1999)

Vistos: Vistos de entrada podem ser tratados antecipadamente, nas missões Diplomáticas de Moçambique no estrangeiro ou diretamente junto da Direção Nacional de Migração. Vistos de trabalho ou de residência são obrigatoriamente solicitados à Migração.Entretanto, visitantes de Países onde não existe uma Representação Diplomática Moçambicana, podem comprar vistos na fronteira.

alesp