Campanha Estadual para Diagnóstico de Hepatite


09/12/2008 15:36

Compartilhar:


O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai propor a realização de uma campanha estadual para o diagnóstico da hepatite por meio de testes. Atualmente, apenas 15% dos infectados sabem que são portadores do vírus. A grande maioria ignora a existência da doença, que, em apenas 30% dos casos, apresenta sintomas visíveis, como icterícia (pele amarelada).

A popularização do teste para identificação da hepatite foi defendida pelo parlamentar na visita que fez, em 8/12, à Casa da Hepatite de Santos. A instituição funciona em parceria com Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e mantém convênio com o Departamento Regional de Saúde (DRS-IV).

A hepatite é o nome genérico de qualquer inflamação no fígado. Vários fatores podem detonar esse distúrbio, como vírus, bactérias, medicamentos, álcool e até uma reação do próprio organismo. A maior parte dos casos é causada por vírus, principalmente os dos tipos A, B e C.

Pela proposta do deputado, o teste seria disponibilizado nos locais onde são realizadas as campanhas nacionais de vacinação. A idéia é envolver as secretarias municipais de saúde e as instituições que são referência no tratamento da doença, como a Casa da Hepatite

"O valor que seria gasto no teste seria bem menor comparado com as despesas para o tratamento, que exige drogas de alto custo. Nos casos mais críticos, o transplante de fígado é a única opção, submetendo o paciente a uma demorada fila de espera", justifica o deputado.

Para o infectologista Ricardo Leite Hayden, coordenador da Casa da Hepatite, professor titular de Microbiologia e professor assistente de Infectologia da Unimes, o teste poderá ajudará a identificar a doença no seu estágio inicial, aumentando as chances de cura. Segundo ele, o diagnóstico tardio prejudica o quadro clínico do paciente, além de aumentar os riscos de contágio e os custos do tratamento. Sem falar dos impactos sociais, que incluem os afastamentos de trabalho provocados pelo agravamento da doença.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp