Esportes e Turismo aprova patrocínio a atletas portadores de deficiência física


02/12/2008 20:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/COM ESPORTES  luciano batista 2 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado Luciano Batista (PSB), a Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia realizou nesta terça-feira, 2/12, reunião extraordinária com o objetivo de deliberar os 122 pareceres aos projetos de lei que constavam na pauta da comissão.

Entre as propostas apreciadas estava Projeto de Lei 400/2008, de Rafael Silva (PDT), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa São Paulo Paraesporte, com o objetivo de patrocinar financeiramente atletas amadores carentes, portadores de deficiência física. Pela proposta, terão direito ao benefício os atletas que comprovarem residência no Estado por, no mínimo, três anos e que tenham se destacado em modalidades esportivas, individuais ou coletivas, em torneios oficiais do governo.

Durante a participação no programa, o atleta receberá dois salários mínimos de auxílio, que terá vigência de, no máximo, cinco anos, ou até que o atleta beneficiado se torne profissional ou consiga, comprovadamente, qualquer outro tipo de patrocínio. Durante esse período, o integrante do Programa São Paulo Paraesporte deverá usar uniformes cedidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer para mostrar que é patrocinado pelo governo estadual.

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que o atleta brasileiro enfrenta dificuldades para obter patrocínio e que a situação é ainda mais difícil para o atleta portador de algum tipo de deficiência física.

A comissão também apreciou os pareceres aos projetos de número 387/2007, de Afonso Lobato (PV), que concede incentivo fiscal, até o ano-calendário de 2015, aos contribuintes do ICMS pelo patrocínio ou doação a projetos desportivos e paradesportivos aprovados pela Administração; 58/2008, de Said Mourad (PSC), que destina parte do valor do ICMS a projetos esportivos credenciados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo; e ao PL 1361/2007, de Fernando Capez (PSDB), que autoriza o Executivo a celebrar convênios com entidades desportivas visando à complementação das atividades educacionais dos alunos da rede estadual de ensino médio e fundamental.

Os projetos de lei e sua tramitação podem ser acessados no portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br), no link Processo Legislativo, no canto esquerdo da página.

alesp