Corpo de Esther Figueiredo Ferraz está sendo velado na Assembléia Legislativa


24/09/2008 12:18

Compartilhar:


O corpo de Esther Figueiredo Ferraz, ex-ministra da Educação, que faleceu na noite desta terça-feira, 23/9, está sendo velado no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. O sepultamento será nesta tarde, no cemitério do Araçá, às 16h.

Esther Figueiredo Ferraz foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra no Brasil, no governo do General João Batista Figueiredo. Atualmente tinha 93 anos e era integrante da Academia Paulista de Letras.

Esther foi pioneira também ao ocupar diversos outros cargos relevantes: foi a primeira mulher a dar aula na Faculdade de Direito da USP, primeira reitora de universidade, quando esteve à frente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a primeira secretária da Educação de São Paulo e também a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante sua gestão como ministra da Educação, entre 1979 e 1985, Esther aprovou uma das leis mais importantes para a educação até hoje: a Emenda Calmon, que determinava percentuais mínimos de gastos da União, dos Estados e dos municípios em educação. Ela promoveu ainda uma reforma universitária que aperfeiçoou os planos de carreira para professores e defendeu a criação das escolas técnicas federais.

alesp