Da Tribuna


28/04/2010 17:10

Compartilhar:


Saúde é coisa séria



Uebe Rezeck (PMDB) pediu mais atenção com o setor de saúde do país. Segundo o deputado, a assistência médica vive uma situação contraditória onde pacientes encontram dificuldades para marcar exames que podem demorar até 12 meses. "Será que até lá o paciente estará vivo?", questiona o parlamentar. Rezeck afirmou que para melhorar o setor é preciso lidar com seriedade, pois isso não é brincadeira, referindo-se a afirmação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que recomendou a prática de sexo frequente para combater a hipertensão. "O quadro no setor da saúde no Brasil se agrava diariamente", concluiu o deputado. (DB)



Orgulho da Casa



"Ontem pela primeira vez, senti orgulho de ser parlamentar nessa casa", afirmou o deputado Olimpio Gomes (PDT) referindo-se à reunião do Colégio de Líderes que se posicionaram contra o governo e a favor do PLC 13/2010, que reduz o prazo de incorporação do Adicional de Local de Exercício de cinco para três anos e incorporação imediata para os policiais deficientes físicos. "Ontem foi um momento raro, quando houve uma relação de harmonia e independência entre os líderes partidários", afirmou o parlamentar, que agradeceu a todos os que se posicionaram a favor dos PMs, beneficiando a segurança pública do Estado. (DB)



Desrespeito à legislação



Carlos Giannazi (PSOL) cobrou da Secretaria de Gestão Pública que reveja a Lei 11.301/2006, que garante a aposentadoria especial para os gestores e especialistas no setor da educação. Segundo o parlamentar, a lei, que foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, está sendo desrespeitada pelo governo estadual. O deputado afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) é a corte máxima do país e tem que tomar alguma atitude para que a lei seja cumprida no Estado de São Paulo, que é o único a não respeitar a legislação. Giannazi informou que caso nada seja feito, irá acionar a justiça contra o governo estadual. (DB)



Baixada Santista em alerta



Fausto Figueira (PT) lamentou o momento grave em que vive a população da Baixada Santista e outras cidades do litoral sul do Estado de São Paulo. Segundo o parlamentar, "hoje a Baixada Santista é a região com a menor expectativa de vida do Estado". Figueira destacou que o governo levou a segurança pública aos piores indicadores e agora quer criar um ministério da Segurança. O deputado aproveitou para ler as principais manchetes sobre o assunto e parabenizou toda a equipe do jornal A Tribuna, principalmente, o repórter Renato Santana, pela coragem de desvendar e trazer para o jornal esses relatos de crimes na Baixada. (DB)



Justiça precária



Conte Lopes (PTB) comparou novamente a desigualdade no salário dos policiais do país. Segundo o deputado, "todos os policiais estão nas ruas para combater crimes e garantir a segurança da sociedade e, com isso, são todos iguais", e não pode haver uma diferença tão grande no ordenado da polícia de cada Estado. Lopes disse que o que está acontecendo na Baixada Santista acontece no país inteiro e afirmou que "enquanto a justiça continuar soltando os bandidos, será impossível combater o crime organizado no Brasil". (DB)



Estado autista



Segundo o deputado Hamilton Pereira (PT), o Estado comporta-se como um "autista" diante dessa doença - o autismo. O projeto 266/09, de sua autoria, aprovado unanimente nesta Casa, viabilizava um programa para que o Estado tratasse dos portadores de autismo, mal que exige muita atenção e de tratamento muito caro, foi "surpreendentemente", afirmou Pereira, "vetado integralmente por Serra". Ele lembrou que , "ao Estado cabe apenas cumprir o artigo 196 da Constituição, que reza ser a saúde direito de todos e dever do Estado. Entretanto, ele nada fez, ficou ausente, ficou autista!" (MA)



Alerta



Vanderlei Siraque (PT), mesmo não gostando da intromissão, disse ter sido positivo que o governo americano tenha alertado os turistas para que não visitem a Baixada Santista. Afirmou que o governo do Estado, ao saber desse alerta, imediatamente enviou a Rota para fazer a segurança. Siraque ao governo americano que alerte também sobre a falta de segurança em Santo André, toda a região do Grande ABC, interior do Estado, litoral norte e sul, pois, segundo ele, quem sabe o governo tome alguma atitude efetiva. "Faz tempo que temos problemas de segurança, mas o governo não escuta o deputado, escuta o governo americano". (MA)



Diplomacia



Vaz de Lima (PSDB), líder do Governo, fez uma síntese do sentido da diplomacia e reafirmou a importância da estratégica diplomática. Ele alertou: "Que o Brasil não se iluda, o atual estilo presidencial é pura ilusão, sem resultados concretos. Do futuro presidente espera-se que vá além das aparências e elogios de ocasião, e que conduza a defesa dos verdadeiros interesses nacionais com maturidade, competência e compostura, sem flertar com ditadores em fim e em início de carreira. O Brasil precisa ser levado a sério" asseverou. (MA)





Violência nas escolas



Hamilton Pereira (PT) tratando da violência nas escolas públicas, exibiu a reportagem do programa Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, sobre vandalismo e depredação na Escola Estadual Ovídio Antonio Gomes, em Sorocaba. A violência tem sido grande e contínua, a escola já conta com mais de 30 ocorrências. Segundo Hamilton, essa situação piorou desde que José Serra encerrou o programa Escola da Família em 2.782 escolas do Estado. "A atividade saudável da comunidade com os jovens, preponderante para combater o tráfico de drogas, que os tira das ruas, foi encerrada, e isso foi uma grande insensibilidade de Serra", afirmou. (MA)



Por ser negro



O deputado José Candido (PT) falou sobre caso do motoboy negro encontrado morto, em 9/4, após ter sido preso por policiais militares e levado para a sede da PM do bairro Casa Verde. "O próprio secretário de Segurança Pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto, admitiu que o rapaz, Eduardo Pinheiro das Santos, morreu em decorrência de tortura", acrescentou. Candido relatou também o caso de um morador de rua agredido na madrugada deste terça-feira por skinheads, que, segundo testemunhas, o espancaram "por ser negro". (BA)

alesp