Ato pelas vítimas de acidentes do trabalho


25/04/2008 20:31

Compartilhar:


Centenas de trabalhadores e dirigentes sindicais de diversas categorias participarão nesta segunda-feira, 28/4, de ato solene na Assembléia Legislativa para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A solenidade é uma iniciativa do deputado Cido Sério (PT) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que anualmente acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais, que chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

O deputado Cido Sério explica que o Brasil tem a triste marca de ser o campeão mundial em vítimas de acidentes e doenças do trabalho. "Todo ano, centenas de milhares de empregados se afastam de suas funções em virtude das péssimas condições de trabalho. Além do prejuízo para a saúde e o bolso do trabalhador, o país também perde muito. O Brasil gasta todo ano cerca de R$ 40 bilhões da Previdência Social com benefícios pagos por incapacidade permanente ou temporária", afirma o parlamentar.

O deputado ressalta ainda que na região de Araçatuba, onde mora, os trabalhadores são vítimas, principalmente, da intoxicação por agrotóxicos nas lavouras. "Centenas de canavieiros morreram nos últimos anos devido ao ritmo excessivo de trabalho no corte da cana-de-açúcar. Portanto, o dia 28 de abril é o momento de lembrarmos os quase 33 milhões de acidentes de trabalho registrados no Brasil entre 1970 e 2002, que resultaram em mais de 130 mil mortes.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp