Fórum vai discutir a formação da identidade brasileira


16/04/2003 21:25

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em parceria com o Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização (CBCC), o Instituto do Legislativo Paulista realiza de 22 a 25 de abril, na Assembléia Legislativa, o III Fórum Nacional da Identidade Brasileira. Parte das comemorações da Semana Orlando Villas Boas, a atividade vai discutir as contribuições do índio, do negro e do branco na formação da identidade nacional.

No mesmo período acontece, no Espaço Cultural V Centenário e no Café de São Paulo, sempre no Palácio 9 de Julho, a exposição "O sertanista e os índios", que reúne as obras do Acervo Artístico da Assembléia, fotos de Renato Soares e parte do acervo familiar do sertanista. Veja a programação do evento:

Programação do III Fórum Nacional da Identidade Brasileira

Dia 22/4

20h - Ato solene de abertura, no Auditório Franco Montoro.

21h - Coquetel brasileiro e inauguração da exposição "O sertanista e os índios".

Dia 23/4

Das 14h às 18h - Mesa redonda "Os índios na formação do povo brasileiro", coordenado pela antropóloga Bethy Midlin e com a participação dos caciques Timóteo da silva e Odenir Haané, da geógrafa Regina Vasconcelos e do deputado estadual Renato Simões (PT).

Dia 24/4

Das 14h às 18h - Mesa redonda "Os brancos na formação do povo brasileiro", coordenada pelo escritor Izaías Almada, com a participação do engenheiro Sílvio Band, do jornalista Jair Borin, dos historiadores Arnaldo Daraya Contier e Zilda Yokoi, e do deputado Ricardo Tripoli (PSDB).

Dia 25/4

Das 14h às 18h - Mesa redonda "Os negros na formação do povo brasileiro", com coordenação do jornalista Oswaldo de Cagargo e participação do antropólogo Kabengele Munanga, da psicóloga Maria Aparecida Laya, do representante do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia, José Reinaldo Araldo, e dos deputados estaduais Nivaldo Santana (PCdoB) e Sebastião Arcanjo Tiãozinho (PT).

alesp