Deputados aprovam projeto que destina recursos para as santas casas


31/08/2005 15:12

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira, 30/8, o Projeto de Lei 547/2003, da deputada Beth Sahão (PT-SP), que institui a Política de Reestruturação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, batizado de "Qualicasas".

Pela nova lei, que depende ainda de sanção do governador, as entidades que se habilitarem ao programa receberão recursos regulares diretamente do Fundo Estadual de Saúde " nos municípios de gestão básica de saúde " ou por meio do Fundo Municipal de Saúde " nas cidades onde a gestão é plena. O valor e a periodicidade serão definidos na regulamentação da lei.

"A lei estabelece critérios para a habilitação das entidades ao Qualicasas, investindo no atendimento à saúde e também na regularização da gestão das entidades", diz Sahão. A situação das santas casas é reconhecidamente crítica, e os recursos repassados por procedimento são insuficientes para sua manutenção. "Por isso, é preciso estabelecer critérios para requalificar a relação dos gestores de saúde com os prestadores de serviço", explica.

No Estado de São Paulo existem cerca de 450 santas casas e hospitais filantrópicos. Mais da metade das cidades do interior do Estado depende unicamente dessas entidades para o atendimento de saúde.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp