Mais rigor na manutenção das embarcações que operam nas travessias litorâneas


10/10/2003 17:47

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Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) cobrou mais rigor da Dersa no acompanhamento dos serviços de manutenção das embarcações que operam nas travessias litorâneas de São Paulo. Conforme ressalta a parlamentar, o Governo Estadual afirma gastar cerca de R$ 5 milhões por ano nesses reparos, mas as balsas e barcas continuam apresentando problemas, que prejudicam a qualidade do sistema e comprometem a segurança de funcionários e usuários.

Este questionamento foi exposto pela deputada Prandi diretamente ao secretário Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, durante encontro na tarde de ontem, 9/10, na sede da secretaria. Além da parlamentar, também participaram os deputados estaduais Fausto Figueira (PT) e Marcelo Bueno (PTB), os prefeitos de Guarujá, Maurici Mariano, e de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhabela, José Donizette da Silva, além de técnicos da Dersa. O objetivo da reunião, chamada pela Secretaria, foi expor os planos para modernização das travessias.

"Sei que a idade média da frota é elevada, com mais de 30 anos. Porém, o volume de recursos destinado à manutenção é grande e a população não vê na prática o resultado desse investimento. É preciso que haja um rígido controle para que os serviços contratados sejam realmente realizados e não ocorra apenas uma maquiagem das embarcações", ressaltou Maria Lúcia. O secretário assegurou que já determinou mudanças nas formas de gestão dos contratos, permitindo mais controle e eficiência na execução dos reparos.

A deputada Prandi aproveitou a oportunidade para registrar, uma vez mais, sua indignação com o recente reajuste nas tarifas cobradas nas travessias. O aumento foi de 31,52% dividido em duas etapas. A primeira delas, de aproximadamente 23%, entrou em vigor no dia 15 de setembro. O restante será aplicado a partir de janeiro. "Eu continuo considerando este reajuste abusivo, que traz sérios prejuízos à população trabalhadora de Guarujá. Não é porque em anos anteriores foi utilizado o IGPM como indexador que o Estado era obrigado a aplicar este índice desta vez também", frisou a parlamentar, que acionou o Ministério Público contra o aumento.

Planos

O plano de modernização do sistema de travessias litorâneas, exposto na íntegra pelo secretário Dario Rais Lopes, prevê a reforma das 24 embarcações que compõem a frota atual. Dessas, nove já estão com os reparos em andamento e as demais 15 - dez ferry-boats e cinco lanchas para pedestres -estão com os processos de licitação em tramitação.

Além de melhorias nos cascos, também deverá ser efetuada uma série de outras intervenções, destacando-se a substituição de motores em sete embarcações, entre elas a lancha Adhemar de Barros, que em março desse ano chegou a ficar à deriva com centenas de passageiros a bordo na travessia entre Vicente de Carvalho e o Centro de Santos.

Rais Lopes também informou que se encontram em processo de contratação as obras para reforma dos terminais de passageiros de Vicente de Carvalho e do Centro de Santos, que ganharão melhores condições de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, e da passarela sobre a rua Antonio Prado; ampliação dos bolsões de embarque de veículos em Santos e Guarujá e melhoria do píer de atracação do estaleiro da Dersa , em Guarujá, onde as embarcações são consertadas.

Haverá câmeras gerando permanentemente imagens de todo sistema, que poderão ser acessadas pela página da Dersa na Internet, e painéis de mensagens informando as condições de travessia e tempo de espera, dados que também poderão ser obtidos por um novo serviço de 0800 que a empresa irá criar. Em todo o sistema, serão implantadas catracas eletrônicas, melhorando o controle estatístico do volume de usuários e da arrecadação. Além disso, as catracas também permitirão a venda antecipada de bilhetes, mesmo nas travessias de veículos.

Diante dessa informação, a deputada Prandi voltou a reivindicar a venda antecipada, com desconto, ou que se permita a utilização do bilhete comprado pelo preço dos chamados dias úteis também nos finais de semana e feriados, quando a tarifa cobrada dos veículos é 50% mais cara. "Esta é uma reivindicação antiga da população de Guarujá, da qual tenho sido porta-voz há vários anos. O estabelecimento desse desconto trará enormes benefícios, especialmente às milhares de pessoas que utilizam diariamente o sistema", ponderou Maria Lúcia, que contou com total apoio do prefeito de Guarujá, Maurici Mariano.

"Não há dúvidas de que essa é uma medida importante para os moradores da cidade", apontou ele. O secretário informou que as reformas das embarcações e as melhorias nas áreas de embarque e desembarque, inclusive a implantação das catracas eletrônicas, deverão estar concluídas até meados do próximo ano. "Com o controle eletrônico implantado, podemos discutir estas alternativas tarifárias, por exemplo, para quem comprar bilhetes múltiplos. Eu assumo este compromisso", afirmou Rais Lopes.

Novas balsas

O plano de modernização inclui, ainda, a construção de oito novas balsas, sendo que cinco serão destinadas à travessia Santos-Guarujá e as outras três para São Sebastião-Ilhabela. Ainda este ano deverá ser concretizada a licitação para duas dessas embarcações. Após a definição da empresa vencedora, o prazo é de um ano para que os ferry-boats estejam prontos.

As balsas foram projetadas com características técnicas para atender as especificidades de cada uma dessas travessias litorâneas. No caso de Santos-Guarujá, estas embarcações terão capacidade para 61 veículos de passeio e 54 m² de área coberta em cada uma. Com um sistema de propulsão denominado azimutal, terão maior velocidade na travessia e mais agilidade nas manobras, com economia de 50% no consumo de combustível.

Com o mesmo sistema de motorização e propulsão, as balsas projetadas para o litoral norte terão capacidade para 66 veículos de passeio no convés principal. No compartimento inferior, haverá um salão refrigerado para 320 pedestres, que poderá ser acessado por escada e contará com um elevador para portadores de necessidades especiais e idosos. Estas balsas terão um design diferente, com as extremidades semelhantes à popa de um barco.

"São notícias importantes, que vão ao encontro de anos de luta por mais qualidade e melhores condições tanto para usuários como para funcionários. Agora, ficarei atenta e vigilante para que todas estas ações sejam efetivamente implantadas, dando fôlego para atender a demanda crescente em todo sistema. Este é um compromisso que assumo com os milhões de usuários das travessias litorâneas", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

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