Da assessoria da deputada Maria Lúcia PrandiA deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) cobrou mais rigor da Dersa no acompanhamento dos serviços de manutenção das embarcações que operam nas travessias litorâneas de São Paulo. Conforme ressalta a parlamentar, o Governo Estadual afirma gastar cerca de R$ 5 milhões por ano nesses reparos, mas as balsas e barcas continuam apresentando problemas, que prejudicam a qualidade do sistema e comprometem a segurança de funcionários e usuários.Este questionamento foi exposto pela deputada Prandi diretamente ao secretário Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, durante encontro na tarde de ontem, 9/10, na sede da secretaria. Além da parlamentar, também participaram os deputados estaduais Fausto Figueira (PT) e Marcelo Bueno (PTB), os prefeitos de Guarujá, Maurici Mariano, e de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhabela, José Donizette da Silva, além de técnicos da Dersa. O objetivo da reunião, chamada pela Secretaria, foi expor os planos para modernização das travessias."Sei que a idade média da frota é elevada, com mais de 30 anos. Porém, o volume de recursos destinado à manutenção é grande e a população não vê na prática o resultado desse investimento. É preciso que haja um rígido controle para que os serviços contratados sejam realmente realizados e não ocorra apenas uma maquiagem das embarcações", ressaltou Maria Lúcia. O secretário assegurou que já determinou mudanças nas formas de gestão dos contratos, permitindo mais controle e eficiência na execução dos reparos.A deputada Prandi aproveitou a oportunidade para registrar, uma vez mais, sua indignação com o recente reajuste nas tarifas cobradas nas travessias. O aumento foi de 31,52% dividido em duas etapas. A primeira delas, de aproximadamente 23%, entrou em vigor no dia 15 de setembro. O restante será aplicado a partir de janeiro. "Eu continuo considerando este reajuste abusivo, que traz sérios prejuízos à população trabalhadora de Guarujá. Não é porque em anos anteriores foi utilizado o IGPM como indexador que o Estado era obrigado a aplicar este índice desta vez também", frisou a parlamentar, que acionou o Ministério Público contra o aumento.PlanosO plano de modernização do sistema de travessias litorâneas, exposto na íntegra pelo secretário Dario Rais Lopes, prevê a reforma das 24 embarcações que compõem a frota atual. Dessas, nove já estão com os reparos em andamento e as demais 15 - dez ferry-boats e cinco lanchas para pedestres -estão com os processos de licitação em tramitação.Além de melhorias nos cascos, também deverá ser efetuada uma série de outras intervenções, destacando-se a substituição de motores em sete embarcações, entre elas a lancha Adhemar de Barros, que em março desse ano chegou a ficar à deriva com centenas de passageiros a bordo na travessia entre Vicente de Carvalho e o Centro de Santos.Rais Lopes também informou que se encontram em processo de contratação as obras para reforma dos terminais de passageiros de Vicente de Carvalho e do Centro de Santos, que ganharão melhores condições de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, e da passarela sobre a rua Antonio Prado; ampliação dos bolsões de embarque de veículos em Santos e Guarujá e melhoria do píer de atracação do estaleiro da Dersa , em Guarujá, onde as embarcações são consertadas.Haverá câmeras gerando permanentemente imagens de todo sistema, que poderão ser acessadas pela página da Dersa na Internet, e painéis de mensagens informando as condições de travessia e tempo de espera, dados que também poderão ser obtidos por um novo serviço de 0800 que a empresa irá criar. Em todo o sistema, serão implantadas catracas eletrônicas, melhorando o controle estatístico do volume de usuários e da arrecadação. Além disso, as catracas também permitirão a venda antecipada de bilhetes, mesmo nas travessias de veículos.Diante dessa informação, a deputada Prandi voltou a reivindicar a venda antecipada, com desconto, ou que se permita a utilização do bilhete comprado pelo preço dos chamados dias úteis também nos finais de semana e feriados, quando a tarifa cobrada dos veículos é 50% mais cara. "Esta é uma reivindicação antiga da população de Guarujá, da qual tenho sido porta-voz há vários anos. O estabelecimento desse desconto trará enormes benefícios, especialmente às milhares de pessoas que utilizam diariamente o sistema", ponderou Maria Lúcia, que contou com total apoio do prefeito de Guarujá, Maurici Mariano."Não há dúvidas de que essa é uma medida importante para os moradores da cidade", apontou ele. O secretário informou que as reformas das embarcações e as melhorias nas áreas de embarque e desembarque, inclusive a implantação das catracas eletrônicas, deverão estar concluídas até meados do próximo ano. "Com o controle eletrônico implantado, podemos discutir estas alternativas tarifárias, por exemplo, para quem comprar bilhetes múltiplos. Eu assumo este compromisso", afirmou Rais Lopes.Novas balsasO plano de modernização inclui, ainda, a construção de oito novas balsas, sendo que cinco serão destinadas à travessia Santos-Guarujá e as outras três para São Sebastião-Ilhabela. Ainda este ano deverá ser concretizada a licitação para duas dessas embarcações. Após a definição da empresa vencedora, o prazo é de um ano para que os ferry-boats estejam prontos.As balsas foram projetadas com características técnicas para atender as especificidades de cada uma dessas travessias litorâneas. No caso de Santos-Guarujá, estas embarcações terão capacidade para 61 veículos de passeio e 54 m² de área coberta em cada uma. Com um sistema de propulsão denominado azimutal, terão maior velocidade na travessia e mais agilidade nas manobras, com economia de 50% no consumo de combustível.Com o mesmo sistema de motorização e propulsão, as balsas projetadas para o litoral norte terão capacidade para 66 veículos de passeio no convés principal. No compartimento inferior, haverá um salão refrigerado para 320 pedestres, que poderá ser acessado por escada e contará com um elevador para portadores de necessidades especiais e idosos. Estas balsas terão um design diferente, com as extremidades semelhantes à popa de um barco."São notícias importantes, que vão ao encontro de anos de luta por mais qualidade e melhores condições tanto para usuários como para funcionários. Agora, ficarei atenta e vigilante para que todas estas ações sejam efetivamente implantadas, dando fôlego para atender a demanda crescente em todo sistema. Este é um compromisso que assumo com os milhões de usuários das travessias litorâneas", conclui a deputada Prandi.mlprandi@al.sp.gov.br