TV Assembleia debate problemas da citricultura


12/05/2010 15:34

Compartilhar:


Está na programação da TV Assembléia, canal 66 da TVA e 13 da Net, na capital, e para mais 72 municípios do Interior, o programa "Arena Livre", gravado na segunda-feira, 10/5, que tratou de questões da situação da citricultura no Estado e no Brasil. O convidado foi o presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas.

Para entrevistar o dirigente, foram convidados o coordenador da Frente em Defesa da Citricultura e da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paulista, deputado Davi Zaia (PPS), o presidente da Comissão Permanente de Agricultura, deputado José Bittencourt (PDT) e o deputado Zico Prado (PT), da mesma comissão.

Entre os tópicos abordados estavam a concentração do mercado, praticamente dominado pela indústria do suco de laranja e o cartel que domina o setor e controla os preços da matéria-prima. Como soluções ao escoamento da produção propôs-se o estímulo ao consumo interno e a organização dos produtores em cooperativas, esta última feita pelo deputado Davi Zaia.

A concentração do mercado afeta principalmente pequenos e médios citricultores do Estado, obrigados a vender a laranja a preços, que, muitas vezes, estão aquém dos custos de produção.

As denúncias do cartel que determina a política de preços ganharam destaque na mídia depois que um empresário tornou pública as informações de como as indústrias de suco agem ao privilegiar alguns grandes produtores em detrimento de outros.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp