Da Tribuna


28/06/2011 17:50

Compartilhar:


Cracolândia



Olimpio Gomes (PDT) contou que visitou, sem a presença da imprensa, a região da Cracolândia, e criticou a ausência de viaturas policiais e agentes de saúde. "Por que aquelas pessoas traficariam em outra região se aqui são livres para comercializar? Não havia nenhuma fiscalização e isso é omissão dos órgãos públicos", protestou. Ele ainda comentou reportagem, publicada no jornal Folha de S. Paulo, confirmando o temor dos governadores diante de possível aprovação da PEC 300, que cria piso nacional para policiais e bombeiros militares, e apelou a todos os partidos para que apoiem o projeto. (DK)



Cracolândia 2



Jooji Hato (PMDB) endossou discurso do deputado Olimpio Gomes (PDT) a respeito de sua visita à Cracolândia e parabenizou o deputado pela sua iniciativa. Hato também defendeu visitas ao local sem divulgação exagerada da mídia e sugeriu reunião com o Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) para cobrar ações preventivas do órgão. "A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack tem uma função muito importante e temos que agir rápido porque as drogas estão matando a futura geração desse país", alertou. (DK)



Crise na saúde



Para Welson Gasparini (PSDB), é necessário maior investimento em santas casas e hospitais filantrópicos, que vivem "uma crise impressionante", segundo o parlamentar. "Falta de estrutura, dívidas imensas... o auxílio dos poderes públicos não paga nem o salário dos funcionários". Gasparini afirma que esses órgãos são responsáveis por 60% da assistência médica oferecida no Estado. O deputado também pediu que o governo estadual analise, por meio de uma comissão especial, a situação desses hospitais e dê a assistência necessária. (DK)



Homenagem



Marco Aurélio (PT) lamentou a morte do radialista Antônio Leite na última quinta-feira, 23/6, e leu editorial do jornal Diário de Jacareí homenageando o profissional. "Ele deixa um legado de mais de cinco décadas de trabalho, informações, debates e, sobretudo, o apoio a diversos profissionais ao longo de sua carreira. De Pindamonhangaba, onde nasceu, a Jacareí, não faltam profissionais de sucesso que estão ligados de maneira emocional ou profissional à figura de alguém que fez sua história", finalizou. (DK)



Cracolândia 3



Donisete Braga (PT) falou da importância da atuação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e do compromisso da Assembleia Legislativa com esse grupo, à medida que a população do Estado de São Paulo aguarda providências e resultados. "A Cracolândia não pode ser o cartão postal da cidade e é, sim, missão desta Casa colaborar para acabar com essa droga que destrói a vida de muitos jovens", declarou. Mencionou também políticas relacionadas ao transporte metropolitano, principalmente ligadas ao Metrô e à CPTM. Para Braga, são questões fundamentais, que atingem diversas regiões e por isso precisam ser analisadas. (DV)



Pedágio caro



De acordo com Carlos Giannazi (PSOL), o governo estadual anunciou o aumento dos preços dos pedágios em até 12%. "Esse valor é bem acima da inflação, é a farra dos pedágios do PSDB", reclamou. O deputado criticou o governo e considerou absurda a tarifa cobrada nas praças. Segundo Giannazi, o Estado de São Paulo tem o pedágio mais caro do mundo: "A população não aguenta mais pagar direta ou indiretamente esses valores", disse. O parlamentar chamou de "farsa" o reajuste apresentado pelo governo aos servidores públicos da Educação, já que propõe que os funcionários recebam o reajuste em um período de quatro anos. (DV)



Educação ambiental



José Candido (PT) contou que a cidade de Suzano realizou uma mesa redonda sobre políticas públicas de educação ambiental no Brasil, com o objetivo de dialogar, avaliar, socializar e fortalecer esse tema no país. De acordo com o deputado, houve ali a formação da Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (Cimea-Suzano), a primeira do Estado de São Paulo. Candido disse que esse evento ocorreu com a finalidade de sensibilizar o governo paulista para que adote uma política estadual de educação ambiental. "A cidade de Suzano tem que ser vista como uma referência", declarou. (DV)



Balanço



"Estamos na última semana do semestre e é bom fazer um balanço do governo de São Paulo nesses seis meses", afirmou Marco Aurélio (PT). Para o deputado, a atuação do governo nesse período não foi positiva: no âmbito da educação não resolveu o problema dos servidores públicos com os reajustes propostos, na área da saúde não conseguiu traçar um plano para hospitais da região do Vale do Paraíba, teve dificuldades com a segurança pública e no transporte houve o aumento dos pedágios. "Além do problema do saneamento básico. Em Ubatuba, por exemplo, alguns bairros ainda não têm água encanada." (DV)



Será o caos



Jooji Hato (PMDB) considerou profícua a reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos realizada nesta terça-feira, 28/6, na Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença de vários setores, como representantes da Câmara dos Deputados, da igreja, municipais e da área da saúde. "Muitos dirigentes de santas casas afirmaram estar reendividados. Se o governo não fizer alguma coisa urgente, muitas santas casas fecharão suas portas e isso será o caos" Para Hato, a responsabilidade por essa situação é dos vários governadores que passaram pelo Palácio dos Bandeirantes. (LP)



Promessa



Lamentando a quebra da promessa do governador Geraldo Alckmin feita durante campanha eleitoral no que diz respeito ao reajuste das tarifas das praças de pedágio, Alencar Santana (PT) cobrou do Executivo paulista a alteração do índice de reajuste utilizado, de IGP-M para IPCA. Conforme o deputado, se o governo tivesse como base o IPCA, o pedágio da Imigrantes, por exemplo, seria reajustado em 6,5% e não em 9,77%. Outro assunto mencionado por Santana foram as discussões em torno das obras do trecho Norte do Rodoanel, que ligará a Dutra à Fernão Dias. "Além do dano ambiental, esse trecho não resolve os problemas de trânsito." (LP)



Código Estadual de Procedimentos



O deputado Fernando Capez (PSDB) participou nesta terça-feira, 28/6, na FAAP, da reunião do Conselho Nacional de Justiça que debateu A Demora do Tribunal de Justiça. "O cidadão pleiteia na Justiça o direito a um atendimento que, ao ser executado, pode nem estar vivo para usufruir desse direito." De acordo com Capez, 40% do movimento processual do TJ corresponde a ações da Fazenda Pública. O parlamentar ainda pediu a aprovação do Código Estadual de Procedimentos, pois a realidade do Estado de São Paulo é diferente. "A Assembleia Legislativa deve prestar mais atenção em ações e projetos que agilizem a Justiça." (LP)

alesp