Bird afirma: "Brasil é o país que mais desmata"


16/04/2008 19:39

Compartilhar:


O deputado Rafael Silva (PDT), presidente da CPI da Cana-de-Açúcar da Assembléia, recebeu com preocupação as informações do novo relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado recentemente, que mostra que entre 2000 e 2005 o Brasil foi o país que mais desmatou no mundo. Seriam 31 mil km² de florestas derrubadas anualmente, segundo o órgão. Em segundo lugar aparece a Indonésia, com 18,7 mil km² por ano, e em terceiro está o Sudão, com 5,9 mil km².

A Amazônia é a região onde mais se desmata no Brasil. Os dados oficiais do governo brasileiro, computados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam taxa de derrubada média anual de cerca de 22 mil km², mas o órgão não monitora outros biomas, como o cerrado e a Mata Atlântica.

As informações do Bird fazem parte do Relatório de Monitoramento Global de 2008, que avalia o status de cumprimento das metas do milênio. De acordo com ele, a perda de área florestal no planeta foi de 73 mil km² por ano entre 2000 e 2005. Para o deputado Rafael Silva, "mais uma vez está demonstrado que precisamos nos preocupar com o avanço das queimadas nos canaviais paulistas. O Brasil já é apontado como o país que mais desmata no mundo. Precisamos buscar uma forma de colaborar para evitar o aquecimento global. A Assembléia Legislativa terá a sua efetiva participação ao apresentar um relatório final sobre os estudos que estamos realizando".



rsilva@al.sp.gov.br

alesp