Programa Criança na Escola pretende instituir ensino em período integral

Projeto de Lei do deputado Márcio Araújo cria possibilidade de alunos permanecerem na escola em período integral
15/08/2001 16:32

Compartilhar:


Os alunos da 1.ª à 4.ª série do ensino fundamental poderão permanecer na escola em período integral. A proposta é do Programa Criança na Escola, apresentado pelo deputado Márcio Araújo (PL), através de Projeto de Lei (PL), com a finalidade de tirar as crianças da rua e aprimorar a qualidade do ensino através da integração com atividades de lazer e valorização da cultura.

De acordo com o projeto, as séries iniciais contarão com um currículo amplamente diversificado contendo atividades educacionais, artísticas, científicas, sociais, sanitárias, ambientais, comunitárias, de informática, educação física e outras, oferecendo aos alunos a oportunidade de cumprirem tarefas extracurriculares, de maneira interativa com a sua comunidade. Além de promover a aproximação entre o aluno e as realidades sociais do meio em que vive, uma das principais metas do programa é manter a criança na escola para afastá-la das ruas, das drogas, do ócio e de toda sorte de influências negativas.

O parlamentar justifica a importância da iniciativa lembrando que "muitas crianças passam parte do seu tempo sozinhas, devido a necessidade que os pais ou responsáveis têm de trabalhar. Outras, apesar de terem a companhia de algum adulto, não realizam qualquer tipo de atividade complementar por falta de opção, orientação e mesmo situação socioeconômica. Sem nada para fazer, ficam nas ruas muito mais expostas aos problemas que vitimam a juventude".

Outra característica do programa relaciona-se à formação profissional dos educandos. Ele prevê treinamento em tarefas de cunho prático, como noções de alvenaria, pintura, instalação hidráulica, marcenaria e artesanato. É importante lembrar que os benefícios se entendem também aos adolescentes matriculados no ensino básico.

A proposta inclui ações específicas e diferenciadas de orientação e acompanhamento social a crianças e adolescentes do sexo feminino, além de assistência social para os alunos e familiares.

Para a implementação do Programa Criança na Escola, explica Márcio Araújo, poderão ser firmados convênios com entidades culturais e filantrópicas, bem como com os municípios, tendo em vista, inclusive, o Programa de Municipalização do Ensino.

(Mais informações, ligue para ao gabinete do deputado Márcio Araújo: 3886-6944/6950)

alesp