Urgência na aprovação de cooperação técnica entre Brasil e Índia


08/10/2003 18:19

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme

A Comissão de Assuntos Internacionais aprovou na última semana moção do deputado Paulo Neme (PTB) endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), e ao presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB), solicitando urgência na aprovação do texto do Memorando de Entendimento entre os governos do Brasil e da Índia, referente à cooperação tecnológica na área de mistura de etanol em combustíveis para transportes, celebrado em Nova Delhi, em 8 de abril de 2002.

"É absolutamente correto e de extrema importância que o Brasil busque alternativas de cooperação com outros países, seja para desenvolver linhas de pesquisas, seja para possibilitar a venda da tecnologia já por nós dominada. Isto é tão mais importante quando se busca a cooperação com um país de grande população e de grande potencial de desenvolvimento, como é a Índia.", afirmou o deputado Paulo Neme.

O Brasil é o único país que utiliza combustível derivado da biomassa em larga escala. Trata-se do álcool combustível, utilizado puro ou misturado à gasolina, que tem resultado economia na importação de petróleo e também a diminuição da poluição provocada pelo escapamento dos gases dos automóveis.

Para Paulo Neme, a difusão dessa tecnologia representará oportunidades de negócios nas áreas agrícola, industrial e de patentes, valendo observar que a Índia, apesar das desigualdades sociais que a assemelham bastante ao nosso país, conta com segmentos de excelência em tecnologia.

"Decerto, acordos como o presente só contribuirão para estreitar os laços comerciais e de amizade entre o Brasil e um dos países de maior população do mundo, cujo potencial de consumo é cortejado por todas as grandes nações. A partir dele, abrir-se-ão novas oportunidades para que o país firme sua presença no mercado asiático, com evidentes benefícios à sua participação no volume de comércio internacional.", finalizou o deputado.

Paulo Neme esteve por duas ocasiões em visita a Índia. O parlamentar vai apresentar à Mesa da Assembléia Legislativa requerimento solicitando a nomeação de uma comissão de representação para acompanhar a próxima edição do Fórum Social Mundial, a ser realizado em 2004 na Índia.

pneme@al.sp.gov.br

alesp