Assembléia cria Academia do Parlamento

Convênio firmado com a Unesp oferecerá cursos de pós-graduação aos funcionários do Legislativo
07/08/2002 19:32

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

Através de convênio assinado nesta quarta-feira, 7/8, entre a Assembléia Legislativa do Estado e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, foi implantada, no âmbito do Instituto do Legislativo Paulista da Assembléia Legislativa, a Academia do Parlamento.

O objetivo da Academia é proporcionar aos servidores da Assembléia paulista formação permanente, em diferentes níveis, voltada ao desenvolvimento profissional e cultural, e ainda a formação de agentes políticos e sociais da sociedade.

Assinaram o convênio o presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman; o 1.º secretário, deputado Hamilton Pereira ; o 2.º secretário, deputado Dorival Braga, e o reitor da Unesp, José Carlos de Souza Trindade. "A Unesp aceitou o desafio de implantar a Academia do Parlamento, pois reconhece que ela contribuirá para o aperfeiçoamento da democracia no Estado e no país", afirmou o reitor. "Com a Academia, o papel da Assembléia fica ainda mais visível na vida política e cultural de São Paulo."

Com a efetivação da Academia, vários eventos serão oferecidos aos funcionários da Assembléia. Dentre eles, está a realização de um Programa de Cursos de Extensão, em três etapas, com carga horária de 32 horas cada uma, com início previsto para setembro, com um módulo dedicado às transformações da democracia representativa. O módulo de outubro tratará o tema política, ação política e governo no mundo globalizado, enquanto em novembro o assunto será reforma administrativa, reforma do Estado e reforma gerencial.

De outubro a dezembro de 2002 e em 2003 serão oferecidos um curso de especialização em Políticas de Governo e Parlamento, com carga horária de 360 horas, e o curso livre de Capacitação e Formação de Lideranças Comunitárias, Políticas e Sociais.

Após a assinatura do convênio, o Instituto do Legislativo Paulista promoveu o seminário O Poder Legislativo Diante de uma Democracia em Transição. No primeiro painel, intitulado O Legislativo e os Desafios da Democracia Contemporânea, falaram o professor Gildo Marçal Brandão, da USP, que abordou o tema O Poder Legislativo e a Questão da Governabilidade, e o professor Mílton Lahuerta, da Unesp, que tratou do Legislativo independente como fator de construção democrática.

No período da tarde, a partir da 14h30, o 2º painel abordou A Formação de Quadros para a Ação Parlamentar. Os palestrantes foram a professora Maria Victória Benevides, da USP, que tratou o tema Atuação Parlamentar e Educação para a Cidadania, e o professor Marco Aurélio Nogueira, da Unesp, falando sobre As Múltiplas Faces da Formação Técnica e Política.

alesp