Deputado critica MP que libera soja transgênica

Deputado é autor da lei que proíbe transgênicos na merenda escolar e defende que o consumidor deve ser informado a respeito do que consome
29/09/2003 16:26

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luís Carlos Gondim

O deputado Luís Carlos Gondim (PL) manteve sua posição de cautela em relação aos alimentos transgênicos e criticou a decisão do Governo Federal de liberar o plantio e a comercialização da soja transgênica. Medida provisória sobre o assunto foi assinada na última quinta-feira, 25/9, pelo presidente em exercício José Alencar.

Para Gondim, que também é médico, a medida é prematura, porque não houve tempo suficiente para estudar os possíveis impactos que os alimentos transgênicos podem provocar à saúde humana e ao meio ambiente. "As organizações científicas ainda estão divididas a respeito desse tema. A comunidade ambientalista no mundo todo é contra a utilização dos alimentos geneticamente modificados. Acho que ainda é cedo para liberar o plantio e a comercialização desses produtos no Brasil; minha maior preocupação é preservar a saúde da população", comentou Gondim. Ele é autor da Lei 10.761/2001, que proíbe a utilização de alimentos transgênicos na merenda escolar nos estabelecimentos de ensino da rede estadual.

Apesar de não concordar com a medida provisória, Gondim destaca que o Brasil precisa urgentemente criar leis que regulamentem a rotulagem dos alimentos transgênicos. Para ele, trata-se de assunto de saúde pública, e não de economia. "Muitos produtos geneticamente modificados já estão nas prateleiras dos supermercados brasileiros, inclusive na forma de alimentos para crianças e cereais matinais, sem nenhuma informação nas embalagens. Isso é um desrespeito ao consumidor. Nesse aspecto, nossa legislação está atrasada diante dos rumos que o país está tomando a respeito dos transgênicos", criticou o deputado.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp