Deputado representa Assembléia Legislativa no 2º Benchmarking Ambiental


18/08/2004 17:00

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou, nesta terça-feira 17/8, do 2º Benchmarking Ambiental Brasileiro, realizado no auditório da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo. No papel de coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável e presidente do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, Jardim integrou o juri que escolheu as empresas que seriam agraciadas por sua atuação em defesa do meio ambiente.

O prêmio Benchmarking foi criado no ano de 2003, após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas, para detectar a disposição das mesmas com a gestão ambiental. A aceitação de 89% das empresas entrevistadas foi surpreendente. A partir desse resultado, ficou clara a importância da utilização da ferramenta Benchmarking Ambiental Corporativo e a idéia da criação do prêmio, que conta com o apoio de entidades representativas e conceituadas, comissão técnica renomada e participação de grandes empresas e instituições de pesquisa.

Neste ano, mais de 30 empresas e instituições de todo o Brasil concorreram no 2º Benchmarking Ambiental Brasileiro. Além de apresentar os "cases", o evento proporciona uma oportunidade única de premiar, promover e disseminar projetos bem sucedidos na área ambiental.

Foram agraciadas com o prêmio as empresas Ciba, Aché, Ambev, Sadia, Unimed, Senac, Ford, Givaudan, Faber Castell, entre outras, e o Senai. A Comissão Técnica encarregada de avaliar os projetos tem como premissa a multidisciplinaridade, e conta com representantes de entidades de diversos setores da economia, como: sindicatos profissionais e patronais, fundações e institutos de pesquisa, órgãos públicos, ONGs, etc.

Essa peculiaridade confere ao prêmio um respaldo significativo da sociedade civil organizada.

"Iniciativas como esta demonstram que a preocupação ambiental já encontra consenso dentro do setor produtivo. Devemos incentivar iniciativas semelhantes, para que a sociedade se envolva cada vez mais neste debate", comentou Jardim. "Na Assembléia Legislativa, tenho o orgulho de coordenar a Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável e de presidir o Grupo de Trabalho incumbido de propor uma nova política de Resíduos Sólidos. Estes eventos servem de referência para que nós, legisladores, vejamos, na prática, as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no País".

alesp