Audiência sobre saúde e condições de trabalho dos professores


25/06/2008 17:05

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício (PT), líder do PT, organizou nesta terça-feira, 24/6, audiência pública sobre doenças profissionais e a Lei 1.041/08 (que estipula o número de seis faltas anuais) que afetam os professores da rede estadual de ensino.

A atividade faz parte da campanha em defesa da valorização dos professores e do resgate da escola pública encabeçada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em parceria com o gabinete do deputado Roberto Felício e com apoio da Liderança do PT.

Participaram do evento Roberto Franklin de Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Herval Pina, da USP, Juliana Oliveira, da Fundacentro, Alexandre Ferraz, do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese) e a professora Nilcéia Vitorino, da Apeoesp.

Felício abriu o evento comentando a lei promulgada em abril deste ano, que limita o número de faltas para tratamento de saúde, considerando-na como parte do esforço do governo em responsabilizar os educadores pela "situação constrangedora" em que se encontra a Educação no Estado, "como demonstram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros mecanismos de avaliação". Para Felício, "não se pode punir toda a categoria com base no absenteísmo de alguns".

Herval Pina abordou a questão da Síndrome de Burnout que acomete a categoria. "Os professores apresentam graves problemas emocionais, exaustão mental psíquica e transtornos de voz. No projeto neoliberal de enxugamento do Estado, estes problemas têm se acentuado, com sobrecarrega dos trabalhadores".

Alexandre Ferraz, do Dieese, apresentou pesquisa realizada em 2003 junto a 1.626 entrevistados por ocasião do Congresso da Apeoesp, que mostrou as más condições que os professores da rede estadual exercem suas atividades. "Enquanto na Finlândia professores atendem sete alunos por sala, em São Paulo, o número chega a 55. Há uma superlotação que ocasiona graves problemas de cansaço, estresse, problemas emocionais, perda da voz e dores nas pernas e no corpo", disse.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp