Atendimento multidisciplinar para portadores de hepatites virais


19/05/2009 16:43

Compartilhar:


Para marcar o Dia Mundial da Hepatite, 19 de maio, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) protocolou, nesta terça-feira, 19/5, projeto de lei que trata da implantação de atendimento multidisciplinar aos portadores de hepatites virais nas unidades de saúde do Estado. O objetivo é garantir que os pacientes tenham acesso a tratamento que contemple os diferentes impactos da moléstia, do ponto de vista físico e emocional.

O projeto foi elaborado a partir de reivindicação apresentada pela ONG Grupo Esperança, que é referência nacional na luta em defesa dos direitos dos portadores de hepatite C, a forma viral mais grave da doença. Com uma história de conquistas no enfrentamento da moléstia, a organização centra forças na conquista da assistência multidisciplinar.

O Ministério da Saúde admite a existência de três milhões de portadores de hepatite C e de dois milhões de portadores de hepatite B no Brasil. Conforme lembra a deputada Prandi, hoje os pacientes têm assegurado o tratamento gratuito, incluindo exames e medicamentos. Mas o tratamento da doença, especialmente a hepatite C, provoca efeitos colaterais.

"As reações adversas precisam ser combatidas", enfatiza a parlamentar, para acrescentar: "Com a assistência interdisciplinar, o paciente terá atenção mais abrangente e cuidadosa e, portanto, melhor qualidade de vida. É também fator que contribui para a adesão ao tratamento, aumentando as chances de cura".



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp