Manifesto em defesa do VLT é entregue à ministra-chefe da Casa Civil


07/04/2009 12:16

Compartilhar:


Na abertura do 53º Congresso Paulista de Municípios, em Santos, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) entregou à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, manifesto em defesa da implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) na Baixada Santista. Prandi disse que conta com a sensibilidade da ministra para o projeto, que a parlamentar considera fundamental para o transporte na região.

Diversas iniciativas para a obtenção de recursos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Mobilidade Urbana vem sendo tomadas pela deputada. Em 11/3, ela articulou um encontro, em Brasília, entre líderes políticos da Baixada Santista e o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima.

Bueno manifestou o aval técnico do órgão à iniciativa. O parecer é fundamental para incluir uma rubrica específica para a obra no Orçamento da União para 2009. "Vencida essa etapa, o próximo passo é articular politicamente a inclusão do VLT no PAC Mobilidade Urbana e isso passa, obrigatoriamente, pela Casa Civil", explica Prandi.

O manifesto, assinado por prefeitos, deputados federais e estaduais e vereadores da região, além de representantes do governo estadual, cita estudos que apontariam uma demanda inicial de 230 mil passageiros por dia para o VLT. Aborda ainda a importância do VLT como instrumento de integração de uma região estratégica para o país e destaca, no caso, o uso de energia limpa.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp