Diligência avalia contaminação no bairro Jurubatuba, na capital


23/03/2009 20:36

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/RODOLFOCPIDILIGENCIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diligência realizada pela CPI das Contaminações Ambientais da Assembleia Legislativa, na sexta-feira, 20/3, buscou saber qual a real extensão das contaminações ocorridas em áreas próximas à Represa de Jurubatuba, na zona sul da capital. O presidente da CPI, deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), foi ao local acompanhado pelo deputado Jorge Caruso (PMDB) e por dois procuradores da Assembleia, além de técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, foram visitadas quatro empresas: Procter & Gamble, sucessora da Gillete; Shopping SP Market Center; Sandvik do Brasil e Indústrias Nucleares do Brasil.

Os deputados e comitiva procuraram conhecer mais detalhadamente a área contaminada, verificando "in loco" as providências que vêm sendo adotadas pelas empresas, assim como as providências adotadas pela Cetesb. "Esta é uma área importante para a cidade e os casos de contaminação ocorridos aqui estão merecendo uma atenção especial da CPI pela gravidade do problema", explicou Rodolfo. A preocupação justifica-se, segundo o parlamentar, pela existência nas proximidades de estabelecimentos de ensino e condomínios residenciais em construção.

Ainda segundo o deputado, o relatório das visitas feitas às empresas da região de Jurubatuba será levado ao conhecimento dos demais membros da CPI das Contaminações Ambientais e fará parte do relatório final a ser aprovado pela comissão. Nesta quarta-feira, dia 25/3, a CPI voltará a se reunir a partir das 11h, no plenário José Bonifácio.

rcsilva@al.sp.gov.br

alesp