Assembleia Popular


19/11/2010 14:20

Compartilhar:


Conluio



Após lembrar o Dia da Ciência, comemorado na quarta-feira, 17/11, o cidadão Silvio Luiz Del Giudice denunciou conluio entre empresários, autoridades e políticos em geral para promover o saque aos cofres públicos.



Lei nacional



Comentando a lei estadual que bane o amianto dos limites do Estado de São Paulo, Amauri Lima, da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea), defendeu a extensão da medida a todo o território nacional.



Empurra-empurra



Cremilda Estela Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), criticou o sistema educacional adotado pelas escolas públicas de São Paulo, que segundo ela promove um jogo de empurra-empurra apoiado pela Apeoesp.



Mídia em destaque



José Roberto Alves da Silva, do Instituto Zero, elogiou o espaço na mídia concedido à Assembleia Popular. Em contrapartida, criticou os programas de televisão que abordam somente assuntos sobre violência, considerando-os causadores de pânico e insegurança na sociedade.



Prêmio "Ignóbil"



Mauro Alves da Silva, do Grêmio Ser-Sudeste, destacou o que chamou de "Prêmio Ignóbil da Educação" concedido, entre outros, ao sindicato dos professores por fazer greve para garantir a permanência dos "professores nota zero" da rede pública. Ele criticou a possibilidade da volta de Gabriel Chalita à Secretaria da Educação.



Esportes e saúde



José das Mercês de Freitas, da Associação de Moradores Vanguarda do Jardim Icaraí, elogiou a iniciativa em seu bairro para que crianças participem de atividades esportivas. Reivindicou melhorias na saúde, alegando que em postos de saúde uma consulta demora até três meses para ser agendada.



Não ao amianto



Após afirmar que é uma vítima do amianto, Elizeu João de Souza, da Abrea, disse que há uma tendência para haver retrocesso na legislação paulista, por pressão dos empresários. Segundo Elizeu, cerca de 100 mil pessoas morrem por ano no mundo em razão desse produto.



Programa não avança



"O programa Minha Casa, Minha Vida é muito bom, mas no Estado de São Paulo não avançou", declarou Merice de Andrade Quadros, da ONG Embu Guaçu em Ação. Ela afirma que em Parelheiros não se construiu uma casa sequer por este programa. Outro reclamo de Merice foi em relação à violência contra as mulheres.



Educação na política



Josanias Castanha Braga, do Movimento Social Capela do Socorro, lamentou a eleição de Geraldo Alckmin ao governo do Estado. Segundo Castanha, no segundo turno das eleições houve ainda muita apelação. Ele disse também que os educadores paulistas continuarão fazendo greve, pois o governo tucano se recusa a negociar.

alesp