Romaria poderá fazer parte de calendário turístico


18/05/2009 15:36

Compartilhar:


A Romaria de Aparecidinha, realizada todos os anos em 1º de janeiro e no segundo domingo do mês de julho, poderá fazer parte do calendário turístico oficial do Estado. Esta é a proposta do Projeto de Lei 189/2009, que no último dia 16/4 foi apresentado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), ao pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Padre José Antonio Leite de Oliveira, e membros da comunidade de Aparecidinha.

Durante o encontro, organizado pelo coordenador do Grupo Fé e Política da Arquidiocese Sorocaba, Carlos Leite, Hamilton Pereira explicou que a oficialização do evento possibilitará a reivindicação de recursos junto ao governo do Estado. "Esse é um evento de importância histórica, religiosa e cultura inquestionável", explicou Hamilton. "Preservar essa manifestação e garantir condições adequadas para que ela ainda possa persistir por muitos anos é interesse do Poder Público", completou.

Segundo o deputado, a demanda chegou ao seu mandato através de moradores da região dos bairros de Aparecidinha, Vila Amato, Jardim Josane, Mato Dentro, Rancharia e Vinte e Cinco. "Durante a reunião de fundação do Núcleo Aparecidinha do PT, os moradores nos informaram das dificuldades enfrentadas durante a realização da romaria devido à falta de estrutura da região, que chega a receber 70 mil pessoas", explicou. "Os romeiros acabam tendo que recorrer aos moradores da região para necessidades básicas, como usar um banheiro", explicou Ilton Mendonça que é coordenador do núcleo e participou da reunião.

A instalação de um posto para acolhimento de romeiros em Aparecidinha foi apontada pelo pároco como um sonho. "Recebemos pessoas de outros municípios e até de outros estados, além de haver frequência, durante o ano, de pessoas que não puderam participar da romaria nos dias oficiais", comentou o padre José Antônio.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp