Divisão comemora resultados positivos da 23ª Semana de Saúde

Diretoria da DSAS destaca lançamento da campanha "Vamos perder juntos uma tonelada
21/11/2011 19:37

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/SemanadeSaude3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/SemanadeSaude.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/SemanadeSaude2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS) da Assembleia comemora e divulga, através desta edição do Diário da Assembleia, os resultados positivos da 23ª Semana da Saúde, que promoveu, de 7 a 10/11, atividades multidisciplinares voltadas para a saúde e qualidade de vida de funcionários e deputados.

Estimativa elaborada pela DSAS indica que foram avaliadas pelo circuito de saúde 523 pessoas, e aproximadamente 250 visitaram os estandes, que ocuparam o Hall Monumental com profissionais e técnicos que realizaram medições, exames e passaram informações sobre os programas desenvolvidos pela divisão.

Foram imunizadas 159 pessoas e distribuídas 258 doses das vacinas contra hepatite B (1ª dose), tríplice viral e dupla adulto (3ª dose). 73 voluntários apresentaram-se para a doação de sangue, foram recolhidas 61 bolsas, aumento de 22% comparado às doações do ano passado.



Inovação



Segundo a odontologista Marisa Fernandes Spinardi Silva, diretora da DSAS, "os resultados deste ano foram bastante significativos". Marisa destacou como principal inovação da Semana de 2011 o lançamento da campanha de redução de sobrepeso "Alesp, vamos perder juntos uma tonelada". A proposta segue modelo da campanha realizada com os funcionários do Hospital das Clínicas.

Todas as pessoas que passaram pelo circuito tiveram mensurados peso, altura, circunferência abdominal e índice de massa corpórea. Os avaliados pela nutricionista receberam o cálculo da necessidade calórica diária individual. "Oportunamente", informou a dentista, "as pessoas com sobrepeso e obesidade serão chamadas ao Serviço, passarão pela nutricionista e receberão um acompanhamento quinzenal, com nova aferição de medidas. O total do peso perdido conjuntamente será divulgado periodicamente nos tótens informativos da Casa e no RH Online."

A Semana contou também com uma equipe de fisioterapeutas que, além de fazer uma avaliação postural dos pacientes, informou sobre a prática segura de atividades físicas e da importância do Pilates e do alongamento no controle de determinadas patologias associadas à ortopedia.



Palestras



Foram feitas ainda duas palestras, a primeira teve como tema Higiene Oral - Mitos e Verdades. O palestrante, o professor Hugo Roberto Lewgoy, especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, apresentou um novo paradigma associado ao controle da placa bacteriana e sua prevenção. Segundo a diretora da DSAS, a palestra do especialista causou forte impacto nos ouvintes.

A segunda palestra, ministrada pela mestre e doutoranda da USP, Diana Lima Vilela, enfermeira da educação continuada do Hospital A.C. Camargo, abordou os oito tipos de câncer que mais acometem a população (mama, colo de útero, testículo, pulmão, próstata, pele, boca e intestino) e sua prevenção.



Gastronomia e avanços



Outra novidade introduzida pela 23ª Semana foi a Oficina de Gastronomia, aplicada por técnica em Nutrição em parceria com o restaurante da Casa, que deu dicas para uma alimentação saudável, receitas e degustação. As receitas experimentadas na Semana já estão disponíveis no RH Online.

Para a diretora da DSAS, o programa Vida Saudável, que integra o Projeto Qualidade de Vida, elaborado e instituído pelo Departamento de Recursos Humanos da Assembleia, foi outro ponto alto da atividade. O Vida Saudável foi divulgado através de um programa de check-up, apresentado durante o evento, e pelo qual os funcionários manifestaram grande interesse. "Muitos já nos procuraram para se inscreverem", informou a dentista.

Atividades culturais também integraram a programação. "A exposição e a cartilha "O Caminho da Fumaça" serviram para conscientizar as pessoas sobre a importância de parar de fumar, o mau hálito decorrente do uso de tabaco, o câncer de cabeça e de pescoço associados ao fumo", explicou Marisa.

A diretora da DSAS citou também a diminuição nos índices de colesterol e glicemia da população alespiana, como resultado palpável das ações e programas desenvolvidos por eles durante o ano e na Semana: "Para nós isso representa um grande avanço na produção de saúde a que nos propomos."



Agradecimentos



Marisa fez questão de registrar seu agradecimento "a todos os que ajudaram para que a Semana fosse possível e obtivesse sucesso". Foram colaboradores externos: a Secretaria Municipal da Saúde (em especial a enfermeira Eliana Maria Belem Spina), o Iamspe, o Colsan, o Hospital A.C. Camargo, o Centro Universitário São Camilo, a Universidade Cruzeiro do Sul, a Associação dos Feirantes de Osasco, os palestrantes Hugo Roberto Lewgoy e Diana Lima Vilela.

Os colaboradores internos foram: o DRH e os departamentos de Comunicação com suas divisões (Gráfica, Comunicação Social e Imprensa), de Serviços Gerais, de Finanças, das Comissões, o Sindicato dos Funcionários (Sindalesp), a Associação dos Funcionários (Afalesp), a Assessoria Policial Militar (APMAL), o Serviço Técnico de Cerimonial, o Cetest, a Audiofonia, a Divisão de Desenvolvimento Organizacional (Dido), a TV Assembleia, e a aposentada Celia Regina Palma Martins. "Faço questão de registrar aqui meu agradecimento à valiosíssima e competente equipe da Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor. Reporto-me a todas as pessoas que colaboraram para o sucesso da 23ª Semana da Saúde, com profunda gratidão para dizer que, sem vocês, não teria conseguido. Muito obrigada", concluiu emocionada.

alesp