Alunos de Pilar do Sul visitam a Assembléia

Os estudantes foram recebidos pelo deputado Hamilton Pereira (com foto)
14/08/2001 19:15

Compartilhar:


O 1.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), recebeu na tarde desta terça-feira, 14/08, alunos do ensino médio e docentes da escola Vereador Odilon Batista Jordão, de Pilar do Sul, acompanhados pelas professoras Ana Maria Vieira e Marilda R. Mendes. Os estudantes vieram conhecer a sede do Parlamento estadual e tomar conhecimento das atividades desenvolvidas pelos deputados.

Hamilton Pereira, ao recepcionar os integrantes da escola em seu gabinete, acompanhados dos vereadores de Pilar do Sul Noel Batista de Carvalho (PT) e Paulino de Carvalho (PFL), fez um relato sobre o funcionamento da Casa. Hamilton falou como é feito o encaminhamento dos pleitos populares e dos projetos de lei e também sobre seu papel como deputado e 1.º secretário, para depois explanar a respeito de temas que envolvem a área da educação.

O deputado recordou sua luta e de outros integrantes do PT e das bancadas de oposição para ampliar a verba estadual destinada ao ensino público universitário (dos atuais 9,57% do ICMS para 11%) e o número de universidades públicas no Estado. "Existe um vácuo total na região de Sorocaba em termos de universidades públicas e o estudo mais avançado aponta para a abertura de um campus da Universidade de São Carlos onde hoje está instalada a Fazenda Ipanema", explicou Hamilton, que é de Sorocaba. "Seriam necessários R$ 8 milhões para as reformas e obras, que teriam de vir do orçamento federal, via Ministério da Educação, mas ainda não existe esta previsão apesar da luta empreendida, inclusive por nossa companheira, deputada federal Iara Bernardi, lá em Brasília."

Entre outras iniciativas, o deputado citou a possibilidade da implantação de alguns cursos pela Universidade do Estado e São Paulo (Unesp), para depois se tentar a instalação de um campus, "mas por enquanto estamos na fase de elaboração de um relatório realizado por integrantes da Universidade e que será submetido primeiro ao Conselho de Reitores do Estado de São Paulo (Cruesp), para só depois tomarmos conhecimento de seu teor", explicou.

Lembrou ainda que apenas 36% do total de alunos se forma nas universidades públicas, "razão mais do que justa para lutarmos pela ampliação na oferta de vagas e alcançarmos índices de países de Primeiro Mundo, como a Inglaterra, por exemplo, em que 99% dos estudantes universitários são atendidos por escolas públicas", afirmou.

Para o deputado, levantamentos oficiais demonstram que as 10 melhores universidades do país são públicas, "o que demonstra o acerto em se investir na sua ampliação e não aceitar sem luta a concorrência do ensino privado que, em muitos casos, está apenas preocupado em lucrar, investindo o mínimo possível na formação e quase nada na área da pesquisa", comentou.

(Mais informações, ligue para o gabinete da 1.ª Secretaria - 3886-6232/6233)

alesp