Ato solene homenageia Francisco Rebollo

(com foto)
09/08/2002 18:15

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Por solicitação da Presidência da Assembléia Legislativa, foi realizada na noite desta quinta-feira, 8/8, no auditório Franco Montoro, ato solene em homenagem ao centenário do artista Francisco Rebollo Gonsales, mais conhecido por Rebolo.

Antes de se tornar pintor, Rebolo foi jogador de futebol. Inclusive, este filho de imigrantes espanhóis atuou no Esporte Clube Corinthias e no Ypiranga, ambos times de São Paulo. Somente em 1934 Rebolo torna-se pintor, sendo eleito pelos melhores críticos de artes da época como um dos mais importantes paisagistas da pintura nacional. Foi também nessa época que o artista desenhou o símbolo definito do Corinthias.

Conhecido por sua persistência, Francisco Rebolo dividiu seu amplo ateliê no edifício Santa Helena com nomes consagrados da arte brasileira como Alfredo Volpi, Clóvis Graciliano, Mário Zanini e outros, que ficaram conhecidos como o Grupo Santa Helena. Algum tempo depois o artista ajudou a fundar o Sindicato dos Artistas e Amigos da Arte, o Clubinho, o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Bienal de São Paulo.

Francisco Rebollo faleceu em 10 de julho de 1980, completando quase meio século de atividade artística.

alesp