Prevenção ao uso de drogas requer trabalho integrado

Centro de referência será um dos instrumentos de ação do Estado e da sociedade
26/06/2002 20:56

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

A criação do Centro de Referência do Álcool, Tabaco e Outras Drogas e o trabalho integrado das secretarias na prevenção desses males foram destaques na abertura do seminário Drogas: uma estratégia solidária, nesta quarta-feira, 26/6, na Assembléia Legislativa.

"Uma das principais tarefas do Estado passou a ser a criação de centros de referência que demonstrem aos municípios novas formas de trabalho", disse o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes.

O presidente da Assembléia, Walter Feldman, apontou, na abertura do evento, a preocupação do Estado moderno em reduzir a prática de tratar o cidadão de forma compartimentada. "Muitas questões podem ser resolvidas com a integração de setores. Uma delas é o problema das drogas, que requer a ação de toda a sociedade", completou.

No primeiro painel, que abordou o problema do ponto de vista de saúde pública e cidadania, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, disse que a prevenção ao uso de drogas requer, das escolas, o exercício de habilidades cognitiva, social e emocional. "É preciso criar mecanismos sedutores e envolventes de prevenção às drogas", ponderou.

O projeto Cidadania para Todos é uma das formas de integrar esforços na prevenção ao uso de drogas, afirmou o secretário-adjunto de Justiça e Defesa da Cidadania, Gianpaolo Smani. O projeto, iniciativa da secretaria, sugere às cidades a criação de conselhos municipais antidrogas, com participação conjunta de autoridades e comunidade. Ele já foi lançado em sete regiões.

alesp