Plano Estadual de Educação devera ficar pronto em outubro


10/04/2003 19:55

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

De acordo com as previsões do secretario de Educação do governo de São Paulo, Gabriel Chalita, Estado e municípios deverão concluir ate o dia 15 de outubro a formulação de um plano de educação para os próximos 10 anos. O anuncio foi feito durante a exposição feita pelo secretario em painel dedicado ao tema no 47 Congresso Estadual de Municípios, que acontece do Guarujá ate o próximo sábado.

Para Chalita, o plano deve se orientar pelo artigo 205 da Constituição, que define os objetivos fundamentais da educação no pais: educar pessoas, formar cidadãos e preparar para o mercado de trabalho. , disse ele.

O secretario defendeu, ainda, a necessidade de colaboração entre as varias esferas de governo, a sociedade civil e a iniciativa privada. , declarou Chalita. < Daí a necessidade de um projeto amplo, que promova uma parceria ampla e efetiva com toda a sociedade>.

Como exemplo de parceria bem sucedida, Chalita citou o programa desenvolvido pelo governo do Estado e pela Fundação Bradesco, juntamente com o Instituto Paula Souza, o Senac e o Sesc, que vai ocupar 2.000 menores atendidos pela Febem em atividades educativas. Para ele, essa iniciativa so foi possível graças a decisão do governador Geraldo Alkmin de tranferir o controle da Febem para a Secretaria de Educação.

Essa medida reflete preocupação do governo atual com a recuperação efetiva dos menores em conflito com a lei>, avaliou o secretario, que enfatizou a importância a cooperação dos municípios nesse campo. , concluiu. Também participou do painel o presidente da Febem, Paulo Sergio de Oliveira.

alesp