Passagem subterrânea no Bopiranga


10/08/2005 16:18

Compartilhar:


A duplicação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Litoral Sul, transformou-se em ameaça e armadilha para os pedestres, em alguns trechos. A população do bairro Jardim Bopiranga denuncia a ocorrência de vários atropelamentos. "Sem obras complementares de segurança, os pedestres tornam-se vítimas fáceis. O benefício da duplicação não pode ser anulado pelo surgimento de novos e graves problemas", afirma a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que acionou o DER, por ofício e por meio de indicação protocolada na Assembléia Legislativa, reivindicando a construção de passagens subterrâneas, nos pontos de maior movimentação de pessoas.

No Jardim Bopiranga, situado a 10 quilômetros do centro, em direção a Peruíbe, os acidentes tornaram-se rotineiros no lugar apelidado de "buraco da morte", numa referência ao vão existente na defensa, destinado à passagem dos pedestres. "O vão é pequeno e as pessoas, enquanto esperam para atravessar, ficam expostas aos riscos do trânsito de veículos", explica a vereadora Regina.

Além dos carros de passeio, caminhões e ônibus circulam com muita freqüência naquele trecho. A faixa de pedestres não é suficiente para reduzir o perigo. "As pessoas procuram atravessar juntas a pista para serem mais facilmente vistas pelos motoristas, mas ao chegarem junto à defensa, não têm espaço para ficar em segurança. O perigo é maior quando os adultos estão acompanhados de crianças. É rezar para não acontecer o pior", complementa a deputada Prandi.

Além da indicação, a deputada Prandi também protocolou requerimento de informação na Assembléia Legislativa, para conhecer todos os pontos onde serão construídas passagens subterrâneas, ao longo da pista duplicada, e as datas previstas para início e término das obras.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp