Deputado propõe o nome de Diltor Opromolla ao hospital de base de bauru


24/06/2005 13:11

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou o projeto de lei 353/2005, sugerindo que o nome do médico dermatologista Diltor Vladimir Araújo Opromolla seja dado ao Hospital de Base de Bauru. Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta que pretende prestar uma homenagem a quem deixou tantas referências em sua vida pessoal e profissional. "Mais do que um médico e professor exemplar, ele foi um grande amigo, um pai dedicado, enfim um exemplo de retidão e dedicação ao serviço médico, angariando a confiança, credibilidade e, principalmente, o carinho de seus pacientes e amigos", destaca o deputado.

Em sua propositura, o deputado Pedro Tobias salienta que as investigações e pesquisas que o dermatologista Opromolla realizou sobre hanseníase, ampliaram o reconhecimento do Instituto Lauro Souza Lima no exterior e projetam seu nome por todo o mundo, uma vez que contribuiu com seus estudos para o uso de medicamentos eficazes no combate à doença.

Para o deputado, Opromolla foi um trabalhador incansável. "Mesmo tendo o coração enfraquecido por uma miocardia e ainda sofrendo os efeitos da quimioterapia aplicada por conta da retirada de um câncer no estômago, no início de 2004, ele mantinha o mesmo ritmo de trabalho que marcou toda sua vida e que pode ser conferido pelos números superlativos de sua produção médica e científica", ressalta o parlamentar. Pedro Tobias enfatiza ainda que a rotina de trabalho árduo de Opromolla não cessou nem mesmo poucas semanas antes de sua morte, ocorrida em 15 de dezembro de 2004, em decorrência de um infarto do miocárdio.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp