Comunidade luso-brasileira quer manter consulado de Portugal em Santos


31/05/2006 09:51

Compartilhar:


A comunidade portuguesa na Baixada Santista deu uma demonstração de força em defesa do consulado de Portugal em Santos, durante abraço simbólico à sede da entidade, na manhã de segunda-feira, 29/5. O governo português está fechando postos consulares em todo o mundo, e o de Santos estaria sob ameaça de ter o mesmo destino.

O trânsito foi bloqueado e mais de 100 manifestantes tomaram a rua para abraçar a instituição. "Quisemos realizar um ato alegre, com músicas e danças típicas", explica a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que participou da organização, juntamente com a deputada federal Telma de Souza (PT-SP) e o vereador santista Ademir, com o apoio da comunidade luso-brasileira na Baixada Santista, litoral norte e Vale do Ribeira.

Para a deputada, a manifestação atingiu o objetivo de evidenciar que a comunidade portuguesa é representativa e forte, justificando-se a existência do consulado. "Temos cerca de 90 mil representantes da colônia portuguesa em nossa região e a existência do posto consular é estratégica", afirma a parlamentar. "Tenho certeza de que, com dados concretos e a união de todos, conseguiremos vencer essa batalha."

Desde que foi aventada a possibilidade de fechamento do consulado, em meados de abril, diferentes ações foram desencadeadas para evitar que a ameaça se concretize. No dia 19 daquele mês, as deputadas Telma e Maria Lúcia reuniram-se na embaixada de Portugal, em Brasília, com a encarregada do Setor Consular, Carla Grijó. No encontro, entregaram documento, também assinado pelo vereador Ademir Pestana, reivindicando, em nome da comunidade luso-brasileira, que a instituição com sede em Santos seja mantida.

Segundo destacam no documento, os 90 mil portugueses e descendentes representam quase 7% da população da região. O consulado presta uma série de serviços, entre os quais o pagamento de auxílio financeiro a idosos portugueses em situação de carência. Denominado Azic, o benefício é oferecido pelo governo de Portugal, por meio de cheque retirado diretamente no consulado. Cerca de 500 pessoas recebem a ajuda.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp